Entrou em regime de urgência na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul um projeto de lei, de origem do Executivo, que determina uma alteração no sistema de estacionamento rotativo.
Continua depois da publicidade
A proposta é aumentar o tempo para os motoristas pagarem multa por exceder o horário do cartão, que permite a parada do veículo em ruas centrais da cidade. Hoje, a tolerância é de duas horas, com taxa de R$ 5 para regularização.
Se o projeto for aprovado pelos vereadores, os usuários terão 24 horas e não apenas duas horas para fazer o pagamento junto aos equipamentos disponíveis nas áreas demarcadas pela empresa Hora Park.
Segundo gerente de Transito da Secretaria de Urbanismo, Márcio Ribas, propositor da alteração, a medida vai beneficiar os condutores com um prazo maior para regularizar a permanência excedente e, assim, evitar penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, como perda de três pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 53,20.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira à tarde, o presidente da Câmara, Francisco Alves (PT), ainda não havia tomado conhecimento sobre o assunto. Não há previsão para entrar em votação, mas como o projeto está em regime de urgência precisa ser aprovado em 30 dias.
Também estão previstas outras mudanças no estacionamento rotativo até o fim de dezembro. Três ruas devem ser incluídas no sistema: Henrique Piazera, a Francisco Fischer e a Expedicionário João Zapella. A extensão delas é de 252 metros, 142 e 154, respectivamente.
Serão 60 vagas normais, dez para moto, quatro reservadas para idosos, duas para deficientes físicos, uma carga e descarga e uma para veículos oficiais. Ainda, o horário do sistema, que hoje é das 8 horas às 17 horas, deve ser modificado para o período das 9 horas às18 horas.
Continua depois da publicidade
Segundo Ribas, as alterações foram baseadas em um estudo de rotatividade, e não precisam passar pela Câmara de Vereadores.
– Assim que forem feitas as obras de recapeamento dessas três vias, as demarcações das vagas serão feitas e o novo horário começará a funcionar.