A parceria entre a Guarda Municipal e a Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas apresentou ontem o projeto que pretende evitar o desaparecimento de crianças em nossas praias. Foram divulgados o modelo da pulseira de identificação a ser colocada no pulso das crianças, o cronograma das praias em que serão distribuídas e a quantidade. Além da GMF e da Polícia Civil, também apoiam e participam da iniciativa a Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis, o Movimento Catarinense de Busca da Criança Desaparecida e o Portal da Esperança.
Continua depois da publicidade
Um caminhão para 20 carros de passeio
Desci a serra catarinense pela BR-282 no domingo com trânsito intenso. Sem congestionamentos, mas intenso. E percebi que só formavam filas, com 15 ou 20 carros de passeio, quando na frente transitava um caminhão pesado, carregado e em baixa velocidade. Claro que não sou contra o trânsito do progresso – que no Brasil transita por rodovias -, mas é fácil perceber a falta que fazem as terceiras faixas em subidas ao longo da BR-282. Nos pontos em que havia terceira faixa, o caminhão abria espaço e o trânsito fluía com muito mais agilidade. Quando um caminhoneiro se mostrava mais consciente, abrindo espaço de apenas duas rodas no acostamento, liberava a passagem dos carros menores. Pena que nem todo motorista tem essa consciência.
Falta capacidade?
Continua depois da publicidade
Segundo o leitor Murilo Junior, a água não chega às torneiras por falta de capacidade de armazenamento. Os mananciais dariam conta se os reservatórios fossem dimensionados para atender a demanda do verão. O problema é que falta planejamento. A Casan está finalizando a aprovação de um projeto junto à Caixa Econômica Federal para aumentar a capacidade de abastecimento por meio de uma adutora, que será instalada ao longo da Avenida Beira-Mar. Mas ainda não será a solução para o Norte da Ilha.
Calendário escolar 2014
As aulas nas redes estadual, municipal e particular de ensino do Estado começam no dia 13 de fevereiro. O recesso escolar deverá ser de 21 de julho a 1º de agosto e o final do ano letivo será 19 de dezembro.
O calendário foi unificado para facilitar o planejamento das famílias, o transporte escolar e a formação dos professores. Os estudantes que ainda não efetivaram as matrículas terão nova oportunidade de 3 a 5 de fevereiro.
Continua depois da publicidade