A partir de 4 de janeiro, a Defesa Civil de Joinville vai dar início às blitze do Projeto Piava – Prevenção a Incidentes e Afogamentos no Verão em Água Doce. Voluntários e integrantes da Defesa Civil, Departamento de Trânsito (Detrans), Guarda Municipal e membros do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) vão realizar uma blitz a cada duas semanas na região rural de Joinville, a partir do primeiro sábado de janeiro (4/1).
Continua depois da publicidade
A blitz tem o objetivo de alertar os banhistas sobre os riscos de afogamento e acidentes em banhos de rio e também incentivar a prevenção do meio ambiente, através do cuidado com a sujeira nos locais de banho e a recolha do lixo. Além da orientação da equipe que estará no local, serão distribuídas cartilhas para a conscientização dos visitantes.
Apesar de as blitze acontecerem a partir do dia 4 de janeiro, a unidade de salvamento aquático do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) vai iniciar suas atividades ainda em 2019, com a atuação preventiva e educativa nos locais de banho. A partir do dia 22 de dezembro, a unidade estará presente todos os fins de semana, aos sábados e domingos, durante o verão, escolhendo um ponto de banho por dia para realizar as atividades de apoio e prevenção aos frequentadores destas regiões.
De acordo com as blitze do projeto Piava, a cada ano percebe-se um aumento da procura do Joinvilense pelos rios da zona rural como alternativa para o lazer no verão. Na temporada 2017 e 2018 foram orientadas cerca 2,8 mil pessoas nos acessos aos rios do município. As blitze ocorrem a cada 15 dias, durante o final de semana. Já na temporada 2018 e 2019 foram orientadas aproximadamente 3,2 mil.
Cronograma Blitze Projeto Piava
Quiriri – Distrito de Pirabeiraba
Continua depois da publicidade
4 de janeiro
1º de fevereiro
29 de fevereiro
Vila Nova
18 de janeiro
15 de fevereiro
14 de março