Uma comitiva com representantes do Partido Comunista da China e do governo chinês visitou a cidade de Araquari, no Norte de Santa Catarina, para uma reunião entre a prefeitura e investidores institucionais e privados entre os países, nesta sexta-feira (22).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Na reunião, foi apresentado o projeto do Complexo Multimodal de Araquari que será composto por um aeroporto de cargas e de passageiros, com terminal de armazenagem de líquidos, centro logístico, complexo hoteleiro e de eventos, além de setor industrial.
Investimento bilionário da China aconteceria em Araquari
Em entrevista à CBN Joinville, o prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira (PSD), afirmou que a ideia do grupo chinês é investir em infraestrutura, aeroportos e portos no Brasil.
Continua depois da publicidade
— A ideia é atender o Sul do Brasil por Araquari oferecer a localização e o projeto. É um investimento de até 13 bilhões de dólares, algo gigantesco. As chances de acontecer são enormes, temos as condições e a vontade. Agora precisa aprofundar os estudos para avançar o projeto — afirmou.
Um convite para uma comitiva de Santa Catarina visitar o país chinês deve acontecer nas próximas semanas, para discutir o projeto novamente.
Por parte da cidade catarinense, participaram da reunião, o prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Londry Turra e o secretário de Planejamento, Jaime Gregiani.
Por parte da comitiva chinesa participaram Sun Bing, Secretário do Partido Comunista da China, Yin Bing, Vice Prefeito de Ezhou e Secretário do Comitê de Trabalhadores do Partido Econômico de Linkong, Xu Shunpeng, Diretor do Comitê de Trabalho e Assuntos Exteriores de Ezhou, Tong Yufang, Secretário do Escritório e Comércio Exterior de Likong, Rao Xiao, Diretor do Centro de Desenvolvimento Logístico de Likong, e Liu Lixin, Gerente Geral do Aeroporto Internacional de Hubei.
Continua depois da publicidade
Leia também
Quem era a idosa que morreu após ser atropelada por ônibus em Joinville
O que explica o fechamento de fábrica de Jaraguá do Sul no Nordeste
Aeroporto de Joinville terá alteração importante em rota para São Paulo a partir de 2025