O Belvedere de Viena traduz a elegância e refinamento da tradição histórica da Áustria: nas paredes do museu podem ser encontradas obras acadêmicas, clássicas e românticas, de artistas como David, Delacroix e Friedrich, e de impressionistas como Renoir e Van Gogh. Sobretudo, destacam-se os quadros dos secessionistas e modernistas, especialmente Gustav Klimt, Egon Schiele e Oskar Kokoschka. Esse será o roteiro de mais uma sessão do projeto Museus Virtuais, confirmada para este sábado (25), às 15h.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
A imponente construção foi nomeada “Belvedere” por Maria Teresa da Áustria, e significa “bela vista” em italiano. Desde 1775, o museu tem abrigado a galeria real em nome de José II da Germânia e, em 1806, a coleção do Schloss Ambras foi colocada no Belvedere Inferior. O arte-educador Claudio Toscan conduz a sessão, apresentando seus principais destaques e fazendo uso de recursos tecnológicos do Google Art and Culture.
A transmissão será realizada por meio do YouTube do Instituto Maratona Cultural, às 15h. Serão liberadas 20 vagas para quem desejar acompanhar presencialmente: para isso, é necessário se inscrever através do email museusvirtuais@gmail.com.
> Rock in Rio 2022: ingressos, preço, atrações
Continua depois da publicidade
Projeto Museus Virtuais – temporada 2021/2022
Belvedere: art nouveau e modernismo
Sábado, 25 de setembro, as 15h
No Paradigma Cine Arte (20 vagas presenciais, com inscrição no email museusvirtuais@gmail.com)
Online no YouTube e Instagram do Instituto Maratona Cultural
Leia também:
> Põe na Lista: as séries canceladas que deixaram saudades
> Matrix: Resurrections, quarto filme da franquia, ganha primeiro trailer