Fruto da união entre a nutrição e a biologia, a diversidade na merenda das crianças do pré ao quinto ano de todas as escolas públicas da cidade foi a responsável pela mudança na rotina do alunos e, consequente, dos pais, que também mudaram o cardápio em casa.
Continua depois da publicidade
As aulas práticas de culinária ao montar uma salada de frutas, construir uma horta ou preparar uma sopa transformam os valores dos pequenos, que aprendem com o manuseio e também em aulas teóricas a procedência de cada alimento que consomem.
Entre as ações pedagógicas do projeto, que inclui o contato direto com frutas e hortaliças, professores são capacitados semanalmente pela nutricionista Greice Daiane Ehrhardt e a bióloga Cristina Sant’Anna, que levam diversos temas para, junto com as educadoras, encontrar maneiras de repassar o assunto de forma atrativa aos alunos.
Para a professora Darsônia Santos Pereira, o projeto contribui para acertar os erros cometidos em relação à alimentação e ao meio ambiente:
Continua depois da publicidade
– As crianças agora nos corrigem quando percebem algo errado, seja a torneira aberta ou o lixo jogado no chão. Os pais nos retornam dizendo que os filhos estão cobrando mais frutas na alimentação em casa.
Com o objetivo de manter os novos hábitos fora da sala de aula, um livro de receitas também foi entregue a cada aluno, para que os pais prolonguem o conhecimento adquirido no ambiente escolar.
Lucimeri Maria da Silva Ocker, mãe de Lara Ocker, de cinco anos, afirma que a filha fica menos doente e passou a comer mais frutas e salada desde que as escolas adotaram o novo modelo de merenda.
Continua depois da publicidade
– Sempre fiz salada de alface em casa. A Lara nunca comia. Desde que trouxe o livro de receitas, ela me pede para fazer algo diferente e passou a comer mais alface.
Confira o vídeo com os alunos de Gov. Celso Ramos