Um refúgio animal perfeito, em meio a natureza e na margem da Lagoa do Peri, no Sul da Ilha, foi inaugurado neste sábado para o público poder conhecer e aprender sobre as lontras e outros mamíferos aquáticos que habitam as águas doces de Florianópolis. O centro de pesquisas e conservação do Instituto Ekko, onde há 28 anos funciona o projeto Lontra, foi totalmente reestruturado, e os visitantes poderão aprender sobre educação ambiental e avistar por uma trilha além das lontras, a Irara e o Guaxinim.

Continua depois da publicidade

O veterinário responsável técnico Rogério Leonel Vieira explica que os animais já estão totalmente integrados com o novo ambiente, feito de forma totalmente ecológica e simulando o habitat natural:

– A maioria dos animais chegaram aqui filhotes ou machucados, e não é possível devolvê-los para a natureza. Com esta nova estrutura, eles têm espaço suficiente para nadar, subir em árvores. O público pode observar pelo vidro e conhecer a espécie, já que é muito difícil de avistar as lontras e iraras na natureza, e os bichos não ficam com medo – destaca.

Na inauguração desta sábado para convidados, o encantamento e a curiosidades das crianças e famílias ao ver os animais era perceptível. As irmãs Manuela, 7 anos, e Sofia, 3 anos, ficaram na ponta dos pés para conseguir ver através do vidro a lontra que nadava com maestria: _

Continua depois da publicidade

– Achei muito legal, eu nunca tinha visto antes – contou Manuela.

A mãe das meninas, Lizane França Alves, ficou ainda mais encantada que as filhas:

– Achei o lugar maravilhoso, moramos aqui perto e eu nunca tinha vindo. Sou professora e pretendo trazer meus alunos também – disse.

Ecovoluntários colaboram com pesquisas e manutenção

O Programa Petrobras Socioambiental patrocina o projeto Lontra, e além disso o instituto recebe ecovoluntários do mundo todo, que pagam para vir até o local para desenvolver pesquisas e fazer turismo ambiental. Um barco solar desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina é utilizado para monitorar a ação das lontras na Lagoa do Peri.

O fundador do projeto, Oldemar Carvalho Junior, conta que quando adquiriu a área, nos anos 80, tinha o sonho de criar um fundação de auxílio a natureza, e hoje tem o maior orgulho de ver o resultado:

Continua depois da publicidade

– Nossa equipe cresceu, temos muitos profissionais excelentes, e conseguimos

expandir o nosso trabalho de conservação – explicou.

Serviço:

Instituto Ekko Brasil – Projeto Lontra

Rua Euclides João Alves s/m – Lagoa do Peri – Florianópolis

Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 10h e das 16h às 18h

Fins de semana e feriados mediante agendamento

Taxa de manutenção: R$10 Adulto e R$ 5 criança

Mais informações: (48) 3237 5071 ou atendimento@ekkobrasil.org.br