Além de esporte, Itajaí vai respirar teatro e sustentabilidade em abril. Na próxima segunda-feira – mesma semana em que a Vila da Regata da Volvo Ocean Race promete movimentar a cidade -, a Téspis Cia de Teatro dá início ao projeto Reciclando com Arte. Até outubro, cerca de 22 mil alunos do ensino fundamental e da educação infantil de 20 bairros serão apresentados ao projeto.

Continua depois da publicidade

A proposta é despertar a atenção do público para questões ambientais através de atividades lúdicas e da apresentação do espetáculo Cabeça de Papel.

– A arte pode proporcionar vários canais de percepção, auxiliando na sensibilização, criatividade e capacidade de imaginação. Acreditamos que o projeto pode servir como uma atividade formativa, sobretudo no que diz respeito às questões relativas à preservação do planeta – comenta Denise da Luz, coordenadora do Reciclando com Arte.

A peça da Téspis tem como tema a reutilização criativa de materiais recicláveis – todos os elementos utilizados em cena são confeccionados com sucata -, e será levada para 41 escolas da rede municipal de ensino da cidade portuária. A atividade é gratuita e aberta também aos moradores da região de cada escola, com duas sessões: uma de manhã e outra à tarde. Ao todo serão 82 apresentações.

Além do teatro, os alunos vão participar de um workshop de construção de bonecos de sucata. Cerca de 500 professores de Educação Artística e do Ensino Fundamental também devem fazer oficinas sobre construção e manipulação de bonecos com materiais recicláveis.

Continua depois da publicidade

– Acreditamos que a partir do momento em que os professores estiverem envolvidos no projeto, poderão dar sequência às ações iniciadas ou até criar desdobramentos para dar continuidade à discussão do tema – explica Denise.

O Reciclando com Arte foi um dos cinco projetos selecionados em Santa Catarina para receber patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental. A seleção teve 297 projetos inscritos nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ao todo foram 57 projetos contemplados. A proposta da Téspis conta com apoio também do Sesc Itajaí e parceria da Secretaria de Educação.