Conhecer museus e obras de arte que marcam a história de diferentes nações é um dos passeios mais buscados por quem viaja para outros estados ou até para fora do país. Porém, um projeto busca tornar possível essa “viagem” pelo mundo da arte sem sair de Florianópolis. É o “Museus Virtuais”, que duas vezes por semana proporciona visitas virtuais a diferentes museus do mundo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Realizado pelo Instituto Maratona Cultural, o projeto é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com apoio cultural do Corporate Park. As sessões acontecem no Paradigma Cine Arte, na SC-401, em Santo Antônio de Lisboa.

As exibições são na sala 2 do bloco 8, e acontecem duas vezes por semana, nas terças-feiras e sábados. A com entrada gratuita, conforme a capacidade da sala de cinema, que é de 124 lugares. Além das sessões abertas ao público, o local recebe sessões escolares, exclusivas para alunos da rede municipal de ensino, que acontecem no período da manhã.

Um professor de arte é quem apresenta o tour pelo museu que será “visitado” no dia, e explica detalhes das obras, técnicas, curiosidades, história e todo o contexto para que quem participa da sessão possa imergir no local, como se estivesse de fato visitando o museu.

Continua depois da publicidade

Campeões de bilheteria

A 11ª temporada do projeto “Museus Virtuais” teve início em março deste ano, e se estende até setembro, com 12 sessões e destaque para os roteiros que foram “campeões de bilheteria” ao longo do projeto.

— Vamos agregar novidades nas sessões como “Museu D’Orsay: A Luz e a Cor na Pintura do Século XIX”, “Thyssen-Bornemisza: Expressão, Fantasia e Abstração na Pintura Moderna e Contemporânea” e “Pinacoteca: Brasilidade e as Relações com a Arte Européia” que fizeram muito sucesso nestes 10 anos e que voltam mais interativas, proporcionando uma a melhor compreensão das temáticas — destaca a presidente do Instituto Maratona Cultural, Paula Borges.

Em um percurso pela história da arte, os encontros irão passar por obras desde a Idade Média até o século XX, em obras do estilo Gótico, Renascimento, barroco, classicismo, Romantismo, Impressionismo, até chegar as vanguardas modernas e contemporâneas.

— Visitaremos alguns dos mais importantes museus do mundo, conhecendo sua história e a formação das coleções de arte que tornaram essas instituições verdadeiras reservas do patrimônio da humanidade. Cada tour virtual foi pensado de modo a propiciar ao espectador conhecer o museu, sua arquitetura, a disposição das obras em exposição e muito conteudo que permitirá conhecer mais profundamente a arte, com vivência museológica de descoberta, conhecimento e nostalgia — destaca Claudio Toscan, arte educador que conduz as sessões do projeto.

Continua depois da publicidade

Veja a programação do projeto Museus Virtuais

SESSÃO 07 – 11/06/2024 (terça-feira)

  • Horário: 19h30
  • Temática: Galleria Borghese: Templo do Barroco Italiano
  • Sinopse: A Galleria Borghese em Roma possui uma das mais impressionantes coleções de arte barroca da Europa. Em suas salas traz a suma arte de Gian Lorenzo Bernini, esculturas como “A Verdade Revelada”, “Apolo e Dafne” e “O Rapto de Perséfone”, por exemplo. Expõe pinturas de Caravaggio, além de obras renascentistas de Rafael, Ticiano, Lorenzo Lotto, Corregio e neoclássicas de Canova. O Palácio, seus jardins e acervo constituem uma relíquia romana!

SESSÃO 08 – 09/07/2024 (terça-feira)

  • Horário: 19h30
  • Temática: Casa Rembrandt e Fundação Monet: Casa de Artista
  • Sinopse: Você já teve a curiosidade de saber como é a casa de um determinado artista? Esse roteiro irá te mostrar como eram as residências de dois grandes pintores do passado: Rembrandt e Monet. Como eram os ambientes, os métodos de trabalho desses mestres e de que modo se relacionavam com o lar/ateliê como fatores determinantes para suas produções: luz, cor e composição.

SESSÃO 09 – 27/07/2024 (sábado)

  • Horário: 15h
  • Temática: Fundação Beyeler e Museu Folkwang: Um Olhar sobre a Arte Moderna
  • Sinopse: A arte moderna estará apresentada pelas salas da Fundação Beyeler em Riehen, na Suíça, e no Museu Folkwang em Essen, na Alemanha. Do impressionismo à pintura contemporânea veremos obras de artistas como Monet, Degas, Renoir, Cézanne, Van Gogh, os expressionistas Kokoschka, Macke, Kirchner, as abstrações de Kandinsky, Mondrian, Klee e Rothko, até a POP ART de Andy Warhol, neste roteiro que prima por mostrar os diferentes olhares estéticos da pintura de vanguarda.

SESSÃO 10 – 13/08/2024 (terça-feira)

  • Horário: 19h30
  • Temática: Instituto de Artes de Chicago: A Valorização do Impressionismo e a Arte Americana
  • Sinopse: O instituto de Artes de Chicago é um dos maiores museus dos Estados Unidos. Possui uma notável coleção de pinturas de mestres da arte europeia, principalmente impressionistas e pós-impressionistas, originária de colecionadores que investiram e valorizaram pintores como Monet e Renoir. Seu acervo diversificado também inclui obras de grandes artistas americanos, tradicionais e modernos. Nesta exposição virtual iremos apreciar obras icônicas como “Domingo na Grande Jatte”, de Georges Seurat, “Nighthawks” de Edward Hopper, “American Gothic” de Grant Wood, além de bailarinas de Degas, paisagens de Cézanne, Van Gogh e cenas do Moulin Rouge de Toulouse-Lautrec.

Continua depois da publicidade

SESSÃO 11 – 24/08/2024 (sábado)

  • Horário: 15h
  • Temática: Rijksmuseum: Holanda no século XVII – Potência Econômica e Artística
  • Sinopse: O século XVII é visto como o “Século de Ouro” da pintura holandesa. Cidades como Delft, Haarlen, Amsterdã, Utrecht tornaram-se grandes centros de formação artística. Um país com atividade mercantil crescente e uma sociedade que investiu em arte ajudou a imortalizar nomes como Rembrandt, Jan Steen, Vermeer, Frans Hals, Pieter de Hooch, Ruisdael. O Rijksmuseum em Amsterdã reúne a maior coleção de pinturas barrocas holandesas, desde paisagens, cenas urbanas, retratos, naturezas-mortas às narrativas do cotidiano, através das quais podemos conhecer um pouco dos costumes e tradições da época áurea do país.

SESSÃO 12 – 10/09/2024 (terça-feira)

  • Horário: 19h30
  • Temática: Galleria degli Uffizi: O Humanismo na Arte Italiana
  • Sinopse: Florença foi o berço da filosofia humanista que mudou a mentalidade da sociedade medieval. A busca pela razão e valorização do humano impulsionam transformações em toda Europa em um período conhecido como Renascimento. A arte tornou-se um símbolo desse tempo. Um dos mais antigos museus do ocidente, a Galleria degli Uffizi em Florença, reúne a mais importante coleção renascentista italiana. Neste roteiro, conheceremos a história do museu e como o humanismo pode ser apreciado em obras de grandes mestres como Giotto, Filippo Lippi, Botticelli, Michelângelo, Leonardo, Rafael e Ticiano, além de outros artistas dos séculos XVI e XVII como Pontormo, del Sarto, Parmigianino e os barrocos Caravaggio e Artemisia Gentileschi.

Museus Virtuais tem tour por exibições ao redor do mundo


Leia também

De SC para o Cirque du Soleil: quem é o catarinense que integra espetáculo internacional

Cantora de SC compartilha em lives gratuitas o processo de produção independente