A partir desta semana o Projeto Viva a Cidade leva ao Centro de Florianópolis pelo menos duas novas ações que pretendem dar mais vida a uma das áreas mais antigas da região, o chamado Setor Leste – que vai da Praça XV de Novembro à Avenida Hercílio Luz e do Terminal Urbano Cidade de Florianópolis à altura do Teatro Álvaro de Carvalho.
Continua depois da publicidade
A principal delas é a Feira de Artes e Usados, com edição de estreia prevista para o próximo sábado. A base da programação da feira será o comércio de produtos usados e antiguidades já estabelecido na região, como sebos, brechós e lojas de móveis.
– Estamos trabalhando com uma proposta para transformar a área. A ideia é consolidar a iniciativa, e não apenas lançar fatos novos sem continuidade – afirma o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Superintendente do Ipuf, Dalmo Vieira Filho.
A ideia é que daqui pra frente estes estabelecimentos comerciais permaneçam abertos até as 16h aos sábados – atualmente as lojas encerram as atividades por volta do meio-dia. Com isso serão movimentadas diretamente as ruas João Pinto, Tiradentes, Antônio Luz, Victor Meirelles e suas transversais.
Continua depois da publicidade
– A Hercílio Luz foi revitalizada, mas não tem nada que a ligue ao Centro Histórico. Temos que criar esses espaços para movimentar a região, que há anos vem decaindo e o comércio minguando – defende o Diretor de Assuntos Públicos e Políticos da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Florianópolis, Osmar Silveira.
A feira também contará com cerca de 175 barracas de artesanato, que serão montadas na Rua Antônio Luz, no contorno do Terminal Urbano Cidade de Florianópolis, de acordo com o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof).
Além de exporem os produtos de forma diferenciada, os comerciantes irão realizar diversas promoções para atrair consumidores. Para completar a programação, estão previstas para o próximo sábado apresentações artísticas de boi-de-mamão e da banda centenária da Lapa, do Ribeirão da Ilha, entre outras atrações.
Continua depois da publicidade
Calçadões temporários miram no público boêmio
Já na noite desta quinta-feira, o Ipuf inaugura o projeto das praças eventuais, também no Setor Leste do Centro Histórico de Florianópolis.
Em parceria com bares e restaurantes da região, alguns trechos de ruas terão o trânsito interrompido para veículos a partir das 19h30min às quintas, sextas e sábados, com o objetivo de ampliar o espaço de atendimento destes estabelecimentos.
A ideia é que os calçadões temporários sirvam como extensão dos bares, que devem ocupar os espaços com mesas. Já nesta primeira edição participam o Gato Mamado (Rua Saldanha Marinho), Kibelândia (Rua Victor Meirelles) e Travessa Ratcliff (transversal da Rua Tiradentes).
Continua depois da publicidade