O ambiente escolar está cada vez mais presente na rotina de meninos e meninas da escola municipal Eladir Skibinski, localizada numa região carente do bairro Aventureiro, na zona Leste de Joinville. No contraturno escolar, eles vão ao colégio para participar das atividades do projeto “Joga Bonito”, ação idealizada por agentes da Guarda Municipal e que vem melhorando o comportamento e o rendimento dos estudantes do 6º ao 9º ano.
Continua depois da publicidade
O que no início parecia uma dificuldade foi transformada em oportunidade pelos guardas municipais Jeferson Ribeiro Barreto e Davis Roberto Ferreira. Eles decidiram usar o futebol como forma de atrair e motivar os alunos e, ao mesmo tempo, despertar valores como respeito, disciplina, comprometimento, autoestima e espírito de equipe. Os escolhidos foram os alunos que apresentavam baixo rendimento, defasagem idade-série e com problemas de comportamento.
:: Leia as últimas notícias de Joinville e região ::
Nas aulas, os dois agentes mesclam a parte prática do futebol com a parte teórica, onde ressaltam valores que podem ajudar as crianças e os adolescentes na busca por um futuro melhor. Em poucos mais de dois meses de trabalho, os resultados alcançados com as mais de 100 crianças são animadores.
Continua depois da publicidade
– Os alunos estão bem melhores, tanto na parte de comportamento como na parte de aproveitamento nas matérias Aqui temos a certeza de que estão praticando uma atividade saudável e que vai ajudá-los no futuro -, diz Nazaré Costa, diretora da escola.
O projeto “Joga Bonito” começou a ser pensando quando os agentes estavam em treinamento na Academia da Polícia Civil, em Florianópolis. A proposta tem como base a experiência de vida de Jeferson Barreto, ex-sargento do Exército que cresceu numa comunidade carente em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
– O esporte me ajudou a desviar de outros caminhos e encontrar novas oportunidades-, comenta.
Jeferson Barreto lembra que a boa receptividade por parte das crianças e dos adolescentes ajudou a melhorar o relacionamento da Guarda Municipal com a comunidade. O objetivo não é formar atletas, mas o bom rendimento nas aulas de futebol já revelou alguns talentos. Pelo menos cinco meninos foram encaminhados para as escolinhas de futebol do JEC.
Continua depois da publicidade
– Nós queremos as crianças praticando uma atividade saudável e melhorando o rendimento escolar -, reforça o agente Davis Ferreira.
O projeto tem o apoio da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos (Felej), responsável pela doação do material, como bolas e coletes.