Com a proposta de mudar a vida de alunos da rede pública de ensino de Jaraguá do Sul, o Projeto Evoluir incentiva a prática do voleibol há 14 anos na cidade. Hoje, 1,7 mil jovens participam do programa de inclusão social, e o patrocinador oficial é a empresa jaraguaense Marisol. Um dos professores do projeto, Luiz Carlos Rodrigues da Silva, o Kadylac, explica que o objetivo é levar uma forma de lazer para as crianças e jovens da cidade. Segundo ele, o idealizador do programa foi Benhur Rosado Sperotto, que colocou a proposta em prática quando recebeu o convite para treinar as equipes de vôlei da Fundação Municipal de Esporte (FME) em 2000.

Continua depois da publicidade

– Era um projeto pessoal do Benhur. Quando ele chegou a Jaraguá do Sul, percebeu que teria como desenvolver o Evoluir na cidade. Desde 2000, a Marisol é a nossa patrocinadora exclusiva e conseguimos colocar o projeto em prática, inicialmente com 11 polos – destaca Kadylac.

O projeto é direcionado para alunos que queiram aprender e praticar o esporte no contraturno das escolas que frequentam. Ao todo, são 18 polos espalhados pela cidade e não há limite de idade para começar. Basta ter força de vontade. Na avaliação do professor, a meta é estimular o estudante dentro e fora de quadra.

Destaques vão para a Seleção Brasileira

Continua depois da publicidade

– Duas vezes por ano, nós realizamos o evento com todos os polos. É o Dia do Voleibol. Neste dia, os alunos mostram o que aprenderam, não é uma competição – diz.

Segundo Kadylac, muitos alunos do projeto recebem convites para jogar nas equipes de rendimento da FME. Hoje, os times têm 180 atletas nas categorias masculino e feminino.

– É um processo natural. Muitos dos alunos do Evoluir acabam nas equipes de rendimento. Há categorias compostas por 80% de alunos do projeto – observa.

Continua depois da publicidade

O professor destaca ainda que, todos os anos, os alunos das equipes de rendimento são convocados para as seleções brasileiras infanto-juvenil e juvenil.

– Tem o Marcelo Histe, o Rodrigo Telles e o Renan Levandoski, alunos que saíram do Evoluir e hoje são atletas profissionais em times de grande nome, como São Bernardo e o Maringá – lembra.

Além dos atletas, o programa estimula os alunos seguirem a carreira de educação física e da saúde. Hoje, o Evoluir tem dez professores que foram ex-alunos do projeto.

Continua depois da publicidade

– Mais gratificante do que ganhar um campeonato é ver que modificamos a vida desses jovens. Queremos incentivá-los a escolherem uma profissão – ressalta.