Celina Macedo ministra a disciplina de Finanças Pessoais no Colégio de Aplicação da UFSC, para alunos do ensino médio. É um projeto pioneiro no Brasil. Ano passado, os alunos participaram de uma oficina sobre o uso consciente do dinheiro. O projeto, em parceria com a Fundação Itaú Social, levou aos jovens importantes conceitos sobre educação financeira através de um jogo de tabuleiro.
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Os alunos interpretaram membros de uma mesma família e, em conjunto, tomaram decisões referentes aos desafios apresentados. Com o jogo eles também aprenderam a lidar com situações práticas referentes à administração financeira.
– Para os alunos esta é uma forma divertida de trabalhar com alguns problemas financeiros muitas vezes vividos em casa pelos pais – analisa Celina. Eles também puderam perceber como o uso da planilha ajuda no controle dos gastos.
O jogo reforçou conceitos apresentados na disciplina, como a importância de ter um planejamento no longo prazo para atingir os objetivos.
Está tramitando na Assembleia Legislativa um projeto-de-lei que prevê a implantação da disciplina de educação financeira em todas as escolas do Estado. E, a nível nacional, decreto do governo federal instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira – uma série de iniciativas pedagógicas voltadas às escolas e a adultos com o objetivo de erradicar o analfabetismo financeiro no país. Os educadores vão desenvolver conteúdos adaptados sobre o tema para todas as nove séries do ensino fundamental e as três do ensino médio.
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