Cerca de 400 alunos do segundo ano do ensino médio, de 25 escolas catarinenses em regiões diferentes do Estado, aprendem empreendedorismo por meio da segunda edição do programa Geração Empreendedora, da Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina (Facisc). Mais do que despertar a cultura empreendedora nos adolescentes, o objetivo é mostrar que os valores de criatividade e atitude podem ser replicados em diversos cenários da vida escolar e profissional.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Estudantes e professores fazem aula-passeio por prédios históricos do Centro de Florianópolis

Ideb 2015: cidade do Oeste de Santa Catarina está entre as 10 melhores do país no ensino fundamental

Continua depois da publicidade

– O empreendedorismo não é apenas criar negócios, é um jeito de encarar o mundo e ter coragem para testar e criar seus próprios caminhos – entende a empresária Pâmela Bressen, diretora do programa em Tubarão.

Mostrar esses valores de forma didática e atrativa para os alunos é o desafio de 17 empresários voluntários que ministram as aulas para os adolescentes. A experiência dura três dias e contém dinâmicas de autoconhecimento, network e planejamento.

Nesta semana, os alunos participam de uma seleção virtual em que 10 estudantes de cada cidade serão escolhidos para participar do Dia do Empreendedor, onde visitarão uma empresa acompanhados dos mentores. Ao todo 14 municípios estão com escolas inscritas no programa.

Continua depois da publicidade

Ideb 2015: consulte o resultado das escolas de Santa Catarina

Rio das Antas foi o município de SC que teve o maior crescimento na média das notas

A estudante Carolina Steiner está no terceiro ano do ensino médio e quer estudar medicina. Em 2015 ela participou do Geração Empreendedora:

— Em breve, vou fazer intercâmbio. Ver os planos em perspectiva, pensar no futuro foi algo que aprendi o valor depois dessa experiência empreendedora.

A jovem de 17 anos não se imagina com um vida regrada na rotina e enxerga no empreendedorismo aspectos como liderança para realizar sonhos.

Continua depois da publicidade

— A gente entende melhor coisas como trabalhar em equipe, contemplar ações sociais e ser dono do próprio trabalho — entende Carolina.

A vice-presidente de educação empreendedora da Facisc, Neiva Kieling, afirma que o diferencial do programa é mostrar exemplos de sucesso que sirvam de inspiração para os adolescentes.

Leia as principais notícias de Estilo de Vida em SC

Confira entrevista com a empreendedora Neiva Kieling

– Nem todos irão seguir no mundo dos negócios, mas é importante que saibam planejar as suas virtudes para o futuro – acrescenta.

Continua depois da publicidade

Neiva ainda comenta que ao mostrar a perspectiva do empreendedorismo como profissão, os jovens conseguem chegar a uma opção de trabalho que muitas vezes não tinham conhecimento anteriormente. A ideia do projeto surgiu por entender que os empresários tinham a missão de também transmitir conhecimento sobre algo que ainda carece de educação no ambiente escolar. Neiva afirma que mesmo as formações universitárias não contemplam a perspectiva de empreender, e os jovens chegam despreparados para rentabilizar suas ideias.

– Nosso trabalho é mostrar que as ideias que eles têm são possíveis de realização e dar dicas de como fazer isso – avalia Pâmela.

Confira as escolas participantes

CORREIA PINTO

EEB Nossa Senhora dos Prazeres

EEB João Paulo I

Colégio Motivação

IÇARA

EEB Professora Salete Scotti dos Santos

IPORÃ DO OESTE

EEB Pe Vendelino Seidel

EEB São Lourenço

ITUPORANGA

EEB Roberto Moritz

LAGES

EEB Francisco Manfrói

MARAVILHA

EEB João XXIII

PINHALZINHO

EEB Vendelino Junges

EEB Marcolino Eckert

Centro de Educação Objetivo

SALTO VELOSO

EEB Cecília Vivan

SÃO LOURENÇO DO OESTE

EEB Celso Ramos Filho

SÃO BENTO DO SUL

EEB Rui Barbosa

EEB Sóror Angélica

TAIÓ

Colégio Cenecista Nossa Senhora de Fátima

EEB Leopoldo Jacobsen

EEB Luiz Bertoli

TIJUCAS

EEB Valerio Gomes

EEB Cruz e Souza

Colégio de APlicação UNIVALI

SENAI

TIMBÓ

EEB Professor Julio Scheidemantel

TUBARÃO

EEB Dite Freitas