O projeto Penso, Logo Destino foi lançado nesta terça-feira pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o objetivo de conscientizar os moradores para o descarte correto dos resíduos sólidos. O projeto começará no primeiro semestre de 2020 em Águas Mornas e Angelina, na Grande Florianópolis, e em 2021 a ideia é que seja implantado em todos os municípios do Estado.

Continua depois da publicidade

Com a iniciativa, Santa Catarina torna-se o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa, atuando como mediador entre os comerciantes, administração municipal e população e as entidades gestoras, como destaca Cícero Luis Brasil, um dos coordenadores do projeto.

— O IMA vem realizando um trabalho de apresentação e adesão do projeto para que todos os segmentos sejam de forma compartilhada, com a sua responsabilidade para que o efeito seja com êxito total.

A ideia é tornar Santa Catarina o estado que mais recicla e reutiliza e o que menos produz resíduo no Brasil. Serão instalados pontos de coleta nos municípios que aderirem ao programa. Além disso, serão promovidas, junto com as instituições parceiras, campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais.

Continua depois da publicidade