Joinville foi a cidade escolhida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) para dar a largada a um novo projeto no Estado. A ideia é descentralizar as atividades do Serviço Social da Indústria (Sesi) das unidades principais instaladas em cada município e levá-las aos bairros. A entidade prevê para o início de 2014 a abertura de mais dois espaços, nos bairros Aventureiro e Itaum.

Continua depois da publicidade

– O fato de Joinville ter a maior população do Estado e uma demanda compatível foi relevante para nossa decisão -, argumentou Glauco José Côrte, presidente da Fiesc, que apresentou o projeto nesta segunda-feira, na reunião semanal da Associação Empresarial de Joinville (Acij).

Mais de R$ 5 milhões já foram reservados para viabilizar as novas unidades. O objetivo é facilitar o acesso dos trabalhadores aos serviços oferecidos pelo Sesi, levando as ações da entidade para mais perto da comunidade destas regiões. A estimativa é de que, inicialmente, mais de 14 mil trabalhadores possam frequentar as unidades nos bairros.

– Esta experiência está sendo estudada desde a mudança da gestão, em 2011. Avaliamos características de várias cidades para definir qual delas receberia o projeto -, explica Côrte.

Continua depois da publicidade

– Com a realização das unidades, poderemos ver como esta ação se dará na prática. Isto vai nos ajudar a implantar este modelo de descentralização em outras cidades catarinenses, pois a ideia é avançar com o projeto. A demanda destes outros municípios é que vai determinar a instalação de novas unidades -, acrescenta o presidente da Fiesc.

Cada um dos espaços no Aventureiro e no Itaum poderá realizar cerca de 400 atendimentos por mês, além das atividades da unidade central do Sesi. A ideia já está encaminhada e os próximos passos são a aprovação dos projetos, as licitações das obras e a construção das novas unidades.