Uma iniciativa consagrada pelo CEI Miosótis, em Joinville, será conhecida no Brasil inteiro. O Projeto Explorar para Aprender, que já foi finalista do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, agora será publicado na revista Nova Escola.
Continua depois da publicidade
A escola do bairro Fátima recebeu a visita da reportagem em agosto. A ideia foi desenvolvida para o berçário, de zero a um ano de idade.
Os pequenos aprendizes trabalham em contato com a grama e a areia, mãos e pés que exploram novos ambientes, gerando assim um grande aprendizado sensorial e visual. Tudo para aumentar a percepção dos pequenos.
O projeto foi desenvolvido pela professora Marlene Steffens que, quando trabalhou com bebês pela primeira vez, estudou para entender qual seria a melhor maneira de desenvolver o conhecimento deles. A partir das pesquisas, engajou todo o CEI em uma nova proposta de ensino.
Continua depois da publicidade
-Percebi que o mais indicado é proporcionar às crianças o contato com o ambiente externo-, avalia a professora.
Entre as qualidades do Explorar para Aprender está a interação com crianças de outras idades e a riqueza de informações que as crianças já recebem nessa idade. Nas aventuras externas estão brincadeiras no gramado, labirinto, trilhas e banhos de ofurô. As iniciativas receberam grande apoio das famílias, e quem se diverte aprendendo é a garotada.
A diretora do CEI, Patrícia Junges, destaca a dedicação em criar um projeto educativo para crianças tão pequenas.
Continua depois da publicidade
-Por muito tempo se pensou que cuidar de bebês não exigia didática, e agora se percebe a necessidade de uma abordagem pedagógica por trás de cada ação-, reflete.