Professores e alunos dos cursos de direito e pedagogia de Tijucas, na Grande Florianópolis, desenvolvem um trabalho preventivo contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. São palestras e bate-papos que dão a oportunidades para que a criançada da região possam falar sobre o tema, tirar dúvidas e, assim, diminuir as resistências, anseios e dificuldades no trato da questão.
Continua depois da publicidade
O Projeto Ciranda é realizado por professores e alunos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) de Tijucas. O grupo vai percorrer quatro escolas do município para debater o assunto com a garotada até final de junho deste ano. A atividade atende alunos do 1º ao 5º ano.
Edgar Antonio Piva, supervisor do projeto, explica que a iniciativa tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade civil, de incentivar a realização de ações educativas junto às crianças, adolescentes e suas famílias e do assessoramento de programas de formação e acompanhamento de profissionais da educação, saúde e agentes comunitários.
A primeira escola a receber o projeto é a João Caetano, no bairro Areias. Os próximos encontros na unidade serão nos dias 26 e 29 de março e 2, 4, 9 e 11 de abril. Na sequência serão realizados encontros na Escola Básica Alexandre Ternes Filho, no bairro Joaia, na Escola de Ensino Fundamental Deputado Walter Vicente Gomes e na Escola de Ensino Fundamental Santa Terezinha.
Continua depois da publicidade