O menino de cabelos loiro e jeito tímido não esconde o sorriso e tem orgulho de mostrar os dentes perfeitos, mas nem sempre Cleone Wismann, 15 anos, foi assim. O jovem tinha os dentes muito tortos, sujos e problemas como cáries, que o deixavam sempre de boca fechada. A situação começou a mudar quando, aos 11 anos, ele foi selecionado para o projeto Dentista do Bem.

Continua depois da publicidade

Foram quatro anos de visitas ao dentista, extração de dentes e aparelho ortodôntico, até chegar ao resultado atual. Hoje, Cleone usa somente o aparelho móvel para manter os dentes retinhos:

– Agora toda vez que como já escovo os dentes e passo fio dental. Uso sempre o aparelho móvel para não entortar. Acho que fez diferença para eu conseguir o trabalho como jovem aprendiz também, pois estar com os dentes bons mostra higiene – contou.

A mãe Marcele Cirino conta que foi uma alegria muito grande quando Cleone e o irmão Cleberson, de 16 anos, foram selecionados:

Continua depois da publicidade

– Foi muito bom, os meus dois filhos precisavam muito, e senão fosse o projeto eu não teria condições de pagar. Os dentes do Cleoni ficaram tão bons que muita gente veio me perguntar do tratamento – contou.

Cleone é só sorrisos depois do tratamento ondontológico

Foto: Betina Humeres/ Agência RBS

Outro paciente do projeto Dentista do Bem, Gabriel Lemes, começou o tratamento no ano passado, e tem um longo caminho pela frente. Semanalmente ele visita a clínica Santa Clara para ser atendido, e nesta segunda foi dia de extrair mais um dente. A mãe Nívea conta que foi em um clínica particular, e pediram R$ 8 mil para arrumar os dentes do filho, e sem condições ela pediu ajuda para dentista Carla Fey:

– Ele já está diferente. Antes não gostava nem mais de falar, e não queria mais comer porque sentia dor – disse.

Continua depois da publicidade

Projeto vai selecionar pacientes nesta terça-feira

Assim como os dois jovens, em Florianópolis 157 crianças e adolescentes estão em atendimento ou já finalizaram o tratamento com os Dentistas do Bem desde 2010. Uma das coordenadoras do projeto na Capital, a dentista Carla Fey, explica que o tratamento é totalmente gratuito para o paciente, custeado pelos 58 profissionais conveniados e parceiros.

Nesta terça-feira, Dia Mundial do Sorriso, acontece em 300 cidades do Brasil uma triagem odontológica de pacientes. Em Florianópolis, jovens entre 11 e 17 anos de famílias carentes interessados em melhorar o sorriso podem participar. A seleção dos pacientes é feita por ordem de prioridade, conforme a gravidade do casos. Não existe um número limite de inscrições, os dentistas voluntários avaliam na hora a necessidade de maneira muito simples e rápida, sem nenhuma dor:

– É um desafio muito grande, pois vemos casos muito graves, que nos sensibilizam muito, mas sempre é possível reverter. Cuidar dos dentes tem reflexo em toda a vida dos jovens, na autoestima, para conseguir emprego, e a boca é a entrada de muitas bactérias que podem acarretar problemas em outros órgãos, como coração e rins -destaca.

Continua depois da publicidade

A dentista destaca que é importante cuidar da dentição desde a infância, para evitar problemas mais tarde.

Serviço:

Seleção de Pacientes para o projeto Dentistas do Bem

Local: CEC (Centro de Educação Continuada)- Rua Ferreira Lima, 82 – Centro – Florianópolis ( rua em frente ao Supermercado Hippo)

Horário: das 09 às 12h e das 13h30 às 14h30

Para participar o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública.

Continua depois da publicidade

Dicas para ter dentes saudáveis

– Escovar os dentes desde que aparecem, inclusive os de leite. Os dentes vão cair, mas podem contaminar os dentes permanentes que virão depois;

– Não adoçar a mamadeira. O açúcar é um dos principais vilões dos dentes saudáveis;

– Escovar os dentes no mínimo duas vezes ao dia, principalmente antes de dormir. Durante o sono as bactérias agem mais, o que contribui para a formação das cáries.

– Usar sempre o fio dental. A escova é só metade da higiene.

– Visitar o dentista pelo menos uma vez por ano;

Fonte: Dentista Carla Fey