Crianças e adolescentes de escolas da rede pública municipal de Joinville desenvolvem a concentração, estratégia e o raciocínio lógico por meio de um projeto realizado pela Prefeitura que inclui aulas de xadrez para os alunos. Mas segundo o professor Marlom Rumpf, da Escola Municipal Vereador Arinor Vogelsanger, no bairro Vila Nova, a equipe de professores foi avisada sobre mudanças no projeto.
Continua depois da publicidade
– Fomos informados sobre mudanças e tememos a possibilidade de o projeto acabar. A equipe de professores, os pais e alunos ficaram inconformados, pois é um projeto que na nossa escola envolve mais de 50 alunos e está dando certo – afirma o professor.
Marlom conta que os professores e os pais de alunos vão tentar contato com a Secretaria da Educação por meio de um abaixo-assinado para mostrar a importância do trabalho que está sendo desenvolvido.
– Já colhemos 50 assinaturas, e queremos conversar com a Secretaria da Educação para mostrar por que o projeto não pode acabar, já que temos uma ótima equipe que conquistou a melhor colocação no último campeonato – completa.
Continua depois da publicidade
De acordo com a diretora executiva da Secretaria Municipal da Educação, Sônia Faccini, a intenção do governo não é que o projeto termine, mas sim, que ele tome proporções ainda maiores.
– O projeto estava contemplando poucas escolas, e a intenção é justamente que ele atinja todos os alunos da rede pública municipal. Planejamos incluir as aulas de xadrez na matriz curricular das instituições, e para isso estamos conversando com as escolas e explicando o procedimento – explica Sônia.
Em nota, a Secretaria da Educação informou que o projeto está sendo ampliado para 2015, e que vai fazer parte do Projeto Mais Educação, integrando o xadrez para as disciplinas de educação física e matemática. Segundo informações da secretaria, atualmente nove escolas de Joinville oferecem aulas de xadrez, com o ingresso no Projeto Mais Educação. Esse número deve aumentar para 40 instituições contempladas, envolvendo ainda mais professores dessas duas disciplinas.
Continua depois da publicidade