Os trabalhos da última etapa das obras da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foram apresentados nesta quinta-feira na primeira reunião da comissão especialmente montada para acompanhar as obras de restauração e revitalização da estrutura.
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A comissão é composta por representantes do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC), associações Catarinense de Engenheiros (Ace), Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Catarinense de Consultores de Obras Públicas (Accop) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Os encontros devem ocorrer a cada 30 ou 60 dias, informando as medições e qualquer alteração que ocorra.
A obra de restauração da Ponte Hercílio Luz está na última etapa e será executada pelo Grupo Teixeira Duarte. O trabalho está orçado em R$ 262,9 milhões, com prazo de execução previsto em 30 meses. O contrato foi assinado em março, e a ordem de serviço foi entregue no dia 18 de abril.
— Hoje, a última etapa da revitalização está em fase inicial. O grupo está fazendo a montagem do canteiro de obras, que deve estar concluído em cerca de 30 dias. Ainda não conseguimos visualizar a obra porque os funcionários estão se mobilizando e trazendo os equipamentos. Daqui a alguns dias, a comunidade já vai ter a oportunidade de ver a movimentação de homens e mais equipamentos na ponte — comentou o presidente do Deinfra, Wnaderley Agostini.
O presidente do Crea/SC, Carlos Alberto Kitta Xavier, destacou que a comissão formada dá transparência e credibilidade à execução dos trabalhos:
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— Entendemos que nós, do meio técnico, estamos aqui para auxiliar o Deinfra nas questões inerentes à estrutura da ponte.
O que será feito na Ponte Hercílio Luz
Durante a reunião, o engenheiro do Grupo Teixeira Duarte, José Luiz Silva, explicou sobre o que será feito na obra para a restauração da ponte. Os trabalhos preparatórios se iniciam com a montagem do canteiro de obras e gruas e com a desmontagem da estrutura existente.
Após essa etapa, serão feitas as instalações de macacos hidráulicos para transferência de cargas. Dentro desta fase, está o estaiamento provisório das torres principais, reforço das fundações dos pilones e torre dos viadutos, reforço do tabuleiro do vão pênsil, montagem de pórticos provisórios para substituição das barras de olhal, instalação de macacos hidráulicos e a transferência de cargas (para estruturas provisórias).
Outra etapa é o reforço da estrutura central da ponte, com a desmontagem de barras de olhal e pendurais, reforço de maciços de ancoragens e fundações, substituições de aparelhos de apoio e selas das torres e reforço da treliça do tabuleiro central do vão pênsil.
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Em seguida, a montagem de novas barras de olhal e pendurais, transferência de carga definitiva e desmontagem de macacos hidráulicos. Após, serão feitos as desmontagens de pórticos provisórios e a montagem do novo pavimento. Ainda haverá a desmontagem de torres provisórias de sustentação e do canteiro.