O caderno Casa&Cia desta semana selecionou dez cores com base nos principais tons das paletas lançados pelos grandes fabricantes como as novidades de 2013. O primeiro deles é este terracota alaranjado, que foi divulgado ontem neste site, e o segundo, o verde-limão. As outras tonalidades você verá ao longo desta semana aqui e são as seguintes: verde-esmeralda, cinza, bege, amarelo, rosa, azul, violeta e ouro-velho.

Continua depois da publicidade

Ao reformar este apartamento de 85 metros quadrados no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, a escolha da cor do living integrado – verde-limão – surgiu numa das primeiras reuniões. Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Danielle Garros, do escritório Arquitetura e Design, o jovem casal proprietário – uma servidora pública e um publicitário – encantaram-se pela cor assim que ela foi mostrada pela autora. – É uma cor viva, que alegra e é fácil de combinar e contrastar. É a vedete da sala – informa a autora.

O tom trouxe frescor e leveza para o ambiente de 38,6 metros quadrados de área com tabuão no piso, revestimento que deveria ser mantido. No mobiliário, branco e lâmina de madeira compõem com equilíbrio.

De acordo com Ana Krautzer, diretora de cores da Suvinil, o verde é o hit do design de interiores para os próximos anos.

– Acreditamos na força da cor verde, porque ela chega com o conceito de trazer a natureza de fora para dentro. Também elegemos a cor (verde-limão) como ícone de cor mutante, tanto pela composição verde-amarelada quanto pela situação óptica que ela proporciona, ao alternar a aparência entre verde e amarelo dependendo da luz que incide – explica Ana.

Continua depois da publicidade

Tons inusitados, contudo, enfrentam resistência pelos clientes. Para Danielle, mostrar exemplos de sucesso ajudam a encorajar e a tranquilizar.

– Adoro ousar nas cores. Mas, para o cliente comprar a ideia e sentir-se seguro, ele precisa ver a cor aplicada antes – diz Danielle.

A opinião é compartilhada por Ana, que sugere avaliação prévia antes da compra da tinta.

– Cores vibrantes trazem ousadia e sofisticação quando são escolhidas, mas é importante pensar na harmonia entre elas e o resto das cores – finaliza Ana.