O trabalho desenvolvido por três professoras de Blumenau está na final da 24ª edição prêmio Educador Nota 10, um dos principais reconhecimentos do Brasil. Cerca de 2,5 mil projetos foram inscritos e 50 selecionados para a grande decisão. 

Continua depois da publicidade

De Santa Catarina são quatro na disputa, sendo os outros três de Balneário Camboriú, Joinville e Jaraguá do Sul. Os 10 vencedores devem ser conhecidos ainda em fevereiro. Estes dispustam então o prêmio Educador do Ano.

> Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

De Blumenau o trabalho finalista é das professoras Patrícia Cristina Lindner, Tânia Regina Dias e Deise Mara Rocha. Ao longo do ano passado elas compartilharam a missão de cuidar de uma turminha de crianças com idades entre dois e três anos. Não demorou muito até perceberem a curiosidade dos pequenos pelos bichos do entorno do CEI Elisa Hort. Assim nasceu o trabalho “A Natureza e seus Encantos”.

Entre abril e outubro de 2021, as educadoras mergulharam com os alunos no universo dos animais e do meio ambiente, conta a professora Patrícia. Com a creche em uma região bastante arborizada, foi possível trabalhar curiosidades do desenvolvimento das formigas, dos pássaros, das borboletas, sem precisar tirar nada da natureza e, sim, levando as crianças para fora da sala.

Continua depois da publicidade

Assim, bem de pertinho, os pequenos estudantes queriam saber o que havia nos formigueiros, do que aqueles bichos se alimentavam, onde dormiam, o que havia dentro dos ninhos de passáros, se a lagarta virava mesmo uma borboleta…

— A partir das perguntas das próprias crianças, a gente as fazia pensar, porque essa é a nossa meta como educador, fazer da criança um ser pensante e não alienado. Que elas possam descobrir muitas coisas a partir dos questionamentos que têm e manter a vontade de ir atrás dessas respostas — conta Patrícia.

> Adolescente de SC pode ter descoberto sete asteroides em programa da Nasa

Pequenos observam árvores e insetos dentro do pátio do CEI
Pequenos observam árvores e insetos dentro do pátio do CEI – (Foto: Arquivo pessoal)
Com o auxílio do microscópio, professoras ampliaram os insetos para alunos observarem as características
Com o auxílio do microscópio, professoras ampliaram os insetos para alunos observarem as características – (Foto: Arquivo pessoal)
Crianças observam a natureza usando cajado igual a Fritz Müller
Crianças observam a natureza usando cajado igual a Fritz Müller – (Foto: Arquivo pessoal)

O projeto ganhou ainda mais interesse dos pequenos quando as professoras apresentaram a história do naturalista Fritz Müller. Logo as crianças quiseram desbravar a natureza e fazer as próprias descobertas. As professoras levaram até um biólogo para a creche. Ele entregou folhas que colheu ao longo de visitas por Santa Catarina para trabalhar sobre tamanhos e texturas.

O projeto não se restringiu aos muros da creche. As famílias também participaram. Ao longo dos meses, as crianças compartilharam com os colegas de sala o que encontraram em casa. Teve quem levou o grilo para aprender sobre o som do animal, quem levou um ninho de passarinho e até um ovo de pato para comparar com os de galinha e codorna.

Continua depois da publicidade

— Estamos falando de crianças muito pequenas, então o trabalho é no lúdico e no concreto. Então abordamos muito comparação e texturas. Foi um projeto que abrangeu o preservar e se sentir pertencente ao meio, que a gente faz parte da natureza, precisamos dela, ela nos compõe. E que não posso agredi-la porque serve para as futuras gerações e eu tenho que estar conectado a ela — explica a educadora.

Finalistas de SC do prêmio Educador Nota 10

Em um cenário de volta às aulas presenciais, com um laboratório de Ciências recém-inaugurado na escola, a professora Andreia movimentou a turma do 9º ano na exploração de geometria, medidas e operações presentes na construção de pontes. Noções básicas de física, como massa, peso e força também foram estudados.
Em um cenário de volta às aulas presenciais, com um laboratório de Ciências recém-inaugurado na escola, a professora Andreia movimentou a turma do 9º ano na exploração de geometria, medidas e operações presentes na construção de pontes. Noções básicas de física, como massa, peso e força também foram estudados. – (Foto: Divulgação)
Quando um menino, recém-chegado à região, perguntou “Quantas pontes tem aqui?”, a professora Janice teve a ideia de transformar a questão em projeto. Com cada uma das crianças combinou uma meta diferenciada e, em sala de aula, apresentou conteúdos relacionados e as famílias levaram as crianças para visitar as pontes.
Quando um menino, recém-chegado à região, perguntou “Quantas pontes tem aqui?”, a professora Janice teve a ideia de transformar a questão em projeto. Com cada uma das crianças combinou uma meta diferenciada e, em sala de aula, apresentou conteúdos relacionados e as famílias levaram as crianças para visitar as pontes. – (Foto: Divulgação)
O interesse da turma pelos quero-queros, que faziam barulho no campo de futebol em frente à janela da sala, levou Jaqueline a estruturar um projeto de investigação com pesquisa e observação sobre os pássaros. Depois trabalhados com literatura, teatro de sombras, modelagem, desenho e pintura ganharam vida com os pequenos.
O interesse da turma pelos quero-queros, que faziam barulho no campo de futebol em frente à janela da sala, levou Jaqueline a estruturar um projeto de investigação com pesquisa e observação sobre os pássaros. Depois trabalhados com literatura, teatro de sombras, modelagem, desenho e pintura ganharam vida com os pequenos. – (Foto: Divulgação)
A Natureza não é isolada, e, para estudá-la, as crianças devem ir até ela com respeito e cuidado, para aprender in loco. As curiosidades e pesquisas feitas com a turma do lado de fora eram tema para atividades e construções com elementos naturais dentro de sala.
A Natureza não é isolada, e, para estudá-la, as crianças devem ir até ela com respeito e cuidado, para aprender in loco. As curiosidades e pesquisas feitas com a turma do lado de fora eram tema para atividades e construções com elementos naturais dentro de sala. – (Foto: Divulgação)

Sobre o prêmio 

Todos os trabalhos inscritos no prêmio são avaliados por selecionadores da área da educação. Os 50 finalistas passam por análise de jurados renomados no campo educacional. 

Estes são responsáveis por selecionar os 10 melhores e eleger o Educador do Ano.

Os 10 vencedores ganham um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de uma assinatura digital da Nova Escola. Quem ficar com o troféu de Educador do Ano tem o prêmio dobrado, chegando a R$ 30 mil.