Quando a jovem Ana Heloísa Gonçalves, 11 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Virgínia Soares, no bairro Floresta, em Joinville, sentou diante de outra Ana, alguns anos mais velha, não esperava que pudesse ouvir uma história tão diferente de sua realidade. A aposentada Ana Maria do Rosário, 63, integra o Centro de Convivência do Idoso (CCI) e contou coisas sobre sua adolescência para Aninha.
Continua depois da publicidade
Ela destacou que o respeito entre professor e aluno era mútuo e o namoro, tímido no portão. As histórias vividas anos atrás foram detalhadas no caderno da aluna e, em abril de 2013, os relatos virarão livro que será divulgado na 10ª Feira do Livro de Joinville.
O projeto, desenvolvido pela equipe do CCI com o apoio das professoras da escola, foi chamado de Vivência Intergeracional. O objetivo é trocar experiências entre estas duas gerações.
Cerca de 60 alunos do 5º ano entrevistam cem idosos do centro e elaboram o livro em sala. Os aposentados escrevem uma espécie de autobiografia, que também será publicada em forma de livro artesanal e divulgada na feira.
Continua depois da publicidade
– A ideia é estimular a leitura e a escrita, tanto dos mais jovens, quanto dos mais velhos -, explicou Lorena Ribas, psicóloga do CCI e uma das organizadoras da iniciativa.
– Foi encantador ver o envolvimento entre as crianças e os idosos. Durante uma visita, as crianças foram até eles para cumprimentar, dando beijos e abraços -, comemora Sônia Aparecida Piske Costa, diretora da escola.