Um Projeto de Lei Ordinária quer criar uma “cidade do samba” em Joinville. A proposta é da vereadora Ana Lucia Martins (PT) e busca aumentar a estrutura do Carnaval no município a partir de 2025. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Conforme o documento, a cidade do samba ficaria no Complexo Centreventos Cau Hansen e seria composta por três espaços. A passarela seria na Avenida José Vieira, no trecho entre as ruas Itaiópolis e Max Colin, onde será realizado o desfile de carnaval. 

Carnaval 2024 começa com ensaios das escolas de samba e escolha da realeza em Joinville

O galpão do samba estaria localizado no ExpoCentro Edmundo Doubrawa para acomodação e organização dos materiais das escolas de samba e blocos carnavalescos no dia do desfile e nos 60 dias anteriores. 

Continua depois da publicidade

Já a vila do samba iria ser no Centreventos Cau Hansen. Nela, a ideia é ter uma praça de alimentação, eventos culturais e comerciais com temática da festa nos dias de desfiles e nos 20 dias anteriores.

Conforme o projeto, a responsabilidade da estrutura será da Secretaria de Cultura e da Liga das Escolas de Samba de Joinville, assim como a definição de quais escolas e blocos poderão utilizar a estrutura da cidade do samba.

Além disso, a prefeitura é quem seria a responsável pela definição de regras para ocupação dos espaços comerciais da vila no período em que estiver em atividade. 

Protocolado no fim de 2023, o projeto ainda está em tramitação na Câmara de Vereadores. Se aprovado, segue para sanção do prefeito Adriano Silva (Novo).

Continua depois da publicidade

Carnaval 2024 em Joinville

Neste ano, o Carnaval de Joinville está marcado para 3 e 4 de fevereiro, na Avenida Beira Rio. No sábado (3), a concentração para o desfile começa às 18h. Às 19h, o grupo Afoxé Omilodê faz a lavagem da avenida.

Às 20h, é a vez das Escolas de Samba de Joinville entrarem na avenida. A primeira a desfilar será a Escola de Samba Príncipes do Samba. Na sequência, às 21h, é a vez da G.R.E.S. Unidos do Caldeirão. Às 22h quem se apresenta é a A.R.C.E.S. Fusão do Samba e às 23h, a G.R.E.S. Unidos pela Diversidade encerra o desfile das escolas.

O trajeto será do cruzamento da Rua Max Colin, até a rua lateral ao Centreventos Cau Hansen.

Já no domingo (4), a festa começa às 13h, no Expocentro Edmundo Doubrawa, com o Carnaval Infantil, Área de Recreação e Pet Folia. As atividades no Expocentro seguem até 17h, com música para as crianças, jogos e brincadeiras e o Desfile Pet, momento em que os animais de estimação participam da comemoração com suas fantasias.

A partir das 13h, os blocos iniciam a concentração em diferentes pontos da cidade, como a Av. Cubas, Praça da Biblioteca Pública e Rua das Palmeiras. Às 17h, eles se encontram no Mercado Público, de onde saem em direção à Avenida Beira Rio.

Continua depois da publicidade

Leia também

VÍDEO: Dupla é presa após roubar todos os óculos de ótica de luxo em Joinville

Idosa é encontrada morta, com mãos amarradas e amordaçada em praia de SC

A empresa de Joinville que surfou onda dos investimentos e gerencia R$ 15 bilhões no Brasil