A inclusão do nome de Antonieta de Barros no Livro de Herois e Heroínas da Pátria está perto de se tornar realidade. O projeto de lei que a coloca ao lado de personagens como Tiradentes, Zumbi dos Palmares e outros foi aprovado na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Autor do projeto, o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) participou do CBN Total desta quarta-feira (12).

Continua depois da publicidade

– Antonieta de Barros é uma brasileira que não pode ser esquecida e da qual, tenho certeza, que o povo catarinense tem muito orgulho. Um mulher pioneira, que conseguiu superar as mais diversas dificuldades para realizar seu sonho de se tornar professora. Quando coneheci a história de Antonieta tive pra mim qua não era aceitável que ela não constasse no livro dos herois e heroínas da pátria – destacou.

Ouça:

Primeira mulher negra a ocupar um cargo no Legislativo estadual no país, e primeira mulher a assumir uma vaga de deputada estadual em Santa Catarina, Antonieta de Barros tem entre suas contribuições a atuação na educação. Jornalista e professora, por formação e vocação, ela lecionou e dirigiu escolas na Capital e manteve entre 1922 e 1952, quando morreu, um curso para alfabetizar jovens carentes em Florianópolis.

Partiu de Antonieta, como deputada, a proposta da lei que passou a comemorar, a partir de 1948, o Dia do Professor em Santa Catarina, em 15 de outubro. Conforme Molon, agora, o projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e, depois de aprovado, segue para o Senado.

Continua depois da publicidade

– Sendo aprovado no Senado vai a sanção e sendo sancionada se torna lei nacional e o nome de Antonieta será inscrito no livro de aço, que fica exposto no memorial de Tancredo Neves. O aço representa a resiliência diante das dificuldades, como são essas pessoas que estão a frente de seu tempo – ponderou.

Leia também

Crianças mortas em ataque a creche em SC tinham pouco mais de um ano de idade

Creche alvo de ataque com 5 mortes em SC vai ganhar pintura e limpeza com ajuda de moradores

É falso perfil que seria de autor do ataque a creche em SC com foto de Che Guevara e críticas a Bolsonaro

Cenas de horror e gritos por socorro: professora relata desespero durante ataque a creche em SC

Da tragédia à emoção do adeus: o ataque a creche em SC em 10 imagens

Pai de criança morta no ataque a creche em SC chora e desabafa: “Um anjinho”