Florianópolis poderá oferecer espaços destinados ao acesso livre de cachorros nas praias a partir de um projeto de lei que visa regulamentar a presença de cães nesses espaços. A proposta será debatida na tarde desta terça-feira (13) em uma reunião ampliada da Comissão do Meio Ambiente, que vai ocorrer na Câmara Municipal de Florianópolis, a partir das 15h.
Continua depois da publicidade
O projeto de Lei nº1705/2018 , autoria da vereadora Maria da Graça Oliveira Dutra, tem como objetivo permitir que os cães possam transitar em praias da Ilha e Continente em locais demarcados.
— Importante salientar que o projeto de lei em debate não visa somente a simples destinação de áreas, faixas de areias, para cães transitarem livremente nas praias do município, mas ele também prevê regras a serem seguidas para que os cães estejam aptos a frequentar tais locais, dentre elas a exigência que a vacinação e a vermifugação do animal estejam em dia — afirma o documento de justificativa emitido e disponibilizado no site da vereadora.
Atualmente, a presença de cachorros na praia é proibida pela legislação municipal. Se aprovado, irá alterar duas leis vigentes: o Código de Posturas Municipal de Florianópolis e a lei de controle e proteção de animais.
A Lei nº 1.224 de 1974, que institui o Código de Posturas Municipal de Florianópolis, proíbe a permanência e circulação de cães nas praias da Ilha e do Continente, conforme previsto no artigo 99. Já o artigo da Lei Complementar nº 094 de 2001, relacionado ao controle e à proteção de populações animais e a prevenção de zoonoses no município, afirma que “é expressamente proibida a presença de cães, gatos ou outros animais em praias a qualquer título”.
Continua depois da publicidade
O projeto, protocolado em março, já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e pela Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo. Se for aprovado também na Comissão de Meio Ambiente, sem receber nenhuma emenda, será encaminhado para aprovação dos vereadores no Plenário da Câmara.