O proprietário deste imóvel na região central de Florianópolis, um empresário do ramo da construção civil, de 56 anos, conheceu o trabalho da arquiteta Cristina Piazza, por meio do projeto que ela realizou para a sede do Sinduscon da Grande Florianópolis. Por isso, decidiu contratá-la para fazer a reforma e desenhar o conceito de interiores do apartamento – uma cobertura – onde ele mora sozinho e que eventualmente recebe a visita do filho adolescente.

Continua depois da publicidade

Segundo o briefing do cliente, a arquiteta deveria criar algo que fosse sofisticado e contemporâneo, tendo o máximo de conforto com poucas peças, mas com alto valor agregado, seja nos materiais utilizados, bem como nos objetos e móveis escolhidos para compor os ambientes.

– O projeto é de 2011 e desde então a obra se desenvolveu por um ano. Tudo foi adquirido de maneira consciente. A distribuição se deu de forma que os espaços não ficassem com cara de loja. Cada peça colocada no apartamento teve a concordância do cliente, ou seja, a ambientação tomou as características importantes para o proprietário do imóvel – declarou Cristina.

O cliente entrou antes da ambientação estar totalmente concluída. A única exigência, lembra a arquiteta, era a de que banheiros e móveis de base como armários já estivessem no local.

Propostas direcionadas

Continua depois da publicidade

O apartamento foi adquirido de um terceiro e sofreu uma reformulação total, com abertura de paredes e constituição de novos ambientes. A liberdade de criação proporcionada pelo cliente possibilitou o surgimento de propostas de ocupação direcionadas aos anseios do proprietário.

– A planta sofreu uma mudança bastante significativa. Houve a ampliação da área da cozinha, já que a mesma foi integrada à sala pelo posicionamento de um balcão de bar em pedra ônix – diz Cristina.

Também dois dormitórios foram integrados para formar a suíte principal com área para o closet, composto por armários com portas em vidro transparente, buscando facilitar a visualização de roupas e acessórios. Apenas a área de serviço foi preservada. Todo mobiliário é novo.

Houve trabalho de gesso acartonado no teto e em divisórias de parede, visando a facilidade e rapidez de execução, além da limpeza da obra. Na área social foi utilizado piso retificado polido, na área íntima piso vinílico em madeira e nos banheiros foram aplicadas cerâmicas italianas.

Continua depois da publicidade

A PROFISSIONAL

CMSP Arquitetura + Design Arquiteta e Urbanista

Cristina Maria da Silveira Piazza

Rua Frei Evaristo, 172, Centro, Florianópolis

(48) 3224-1263 / 9981-0364