O projeto Residência das Algas, do escritório MarchettiBonetti+, de Florianópolis, foi contemplado como um dos finalistas do Prêmio O Melhor da Arquitetura, da revista Arquitetura & Construção. A casa, localizada no bairro Jurerê Internacional, na Capital, foi construída a partir de dois volumes sobrepostos, que definem as áreas sociais e íntimas. Os espaços da sala, churrasqueira/varanda e cozinha são integrados. A residência é voltada para o interior e conta com um jardim interno integrado à sala de estar.
Continua depois da publicidade
Segundo Taís Marchetti Bonetti e Giovani Bonetti, os arquitetos responsáveis pelo projeto, um dos pontos fortes da casa é a volumetria, que se destaca em relação às outras construções da rua, a maioria bastante tradicional. A residência ficou entre as finalistas da categoria Casa de Praia.
O Prêmio O Melhor da Arquitetura prestigia projetos arquitetônicos realizados no Brasil e destaca a criatividade dos arquitetos do país. Todos os premiados recebem o troféu O Melhor da Arquitetura durante a grande festa realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo, e têm seus projetos publicados na revista Arquitetura & Construção.
A votação para eleger os ganhadores é realizada pelo site abr-casa.com.br/ premio/ entre os dias 29 de agosto e 25 de setembro. A entrega dos prêmios será no dia 5 de novembro.

O projeto desta residência de 334 metros quadrados na praia de Jurerê Internacional valorizou a orientação leste-oeste para aproveitar ao máximo a insolação.
Continua depois da publicidade
Foto: PHILIPPE ARRUDA, DIVULGAÇÃO

No térreo, o living de pé-direito duplo integra-se a um jardim interno. O toldo em formato triangular interage com o cenário.
Foto: PHILIPPE ARRUDA, DIVULGAÇÃO