Os alunos da Escola Municipal Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville tiveram a oportunidade de conhecer de perto os jogadores do Joinville Esporte Clube (JEC). A ação mobilizou as crianças, mas nasceu da ideia da professora Marisa Leonardo de Oliveira, que leciona para turmas do 1º ano. Ela criou o projeto pedagógico Alfabetizando com o Joinville Esporte Clube como forma de melhorar o processo de alfabetização.
Continua depois da publicidade
Na visita à escola participaram os atletas Alisson, Lazio, Emerson, Matheus, Jean Lucas, Grampola e Kadu. Quando eles entraram na sala de aula, alunos e pais ficaram emocionados. As crianças cantaram o hino do JEC e fizeram perguntas aos jogadores. Depois teve momento de autógrafos, muito abraços e hora de brincar na quadra de esportes com os craques do clube. A pequena Marcele, 6 anos, abraçou todos os jogadores.
– Eu estou gostando e abracei todos por nunca vi eles – confessa.
O volante Kadu se emocionou quando soube que a letra inicial do seu nome estava no alfabeto ensinado às crianças.
– É muita felicidade saber que estão aprendendo inspirado no Jec. Fico mais feliz por terem aprendido o alfabeto com meu nome – falou agradecido.
Continua depois da publicidade
A atividade foi parte integrante do projeto que existe há quatro anos. A ideia surgiu em 2015, ano que o time participou da série A do Campeonato Brasileiro. Professora Marisa, que se aposenta este ano, encontrou no amor ao clube uma forma de ter maior atenção e envolvimento dos alunos. A sala de aula é toda temática. O alfabeto é formado por palavras relacionadas ao futebol e ao JEC. As crianças aprenderam a cantar o hino do tricolor. Tudo isso em atividades lúdicas.
– Eu sempre gostei de ensinar diferente e quando fui trabalhar com a camisa do JEC as crianças de emocionavam – conta a professora ao explicar a ideia do projeto.
Maihume Senderski é mãe de um aluno que foi alfabetizado por meio da atividade. Ela revela que a didática diferenciada acelerou o aprendizado.
– Eu achei super bacana. Meu filho foi aluno da professora Marisa e aprendeu super bem. É um incentivo a mais, principalmente para os meninos – conta. O projeto envolveu ainda a família de cada aluno. Como tarefa, tinham que assistir juntos a alguns jogos e conversar sobre as sensações.
Continua depois da publicidade
As ações pedagógicas continuam com atividades com leitura de livros infantis como a temática do futebol e meio ambiente. A Escola Municipal Lauro Carneiro de Loyola atende 580 alunos do Pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental.