Um projeto desenvolvido e aplicado em escolas do bairro Forquilhas, em São José, se tornou inspiração para unidades educacionais da Escócia. A ação chamada Escola do (Im) Possível foi apresentada na última edição da COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Glasgow.  

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A intenção do projeto é fazer com que alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental se conectem a uma cientista que vive 50 anos à frente do nosso tempo e sofre as consequências de um mundo sem preservação ambiental. Ela pede ajuda aos alunos para que, em conjunto, sejam pensadas soluções para salvar o planeta. 

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Nesta semana, participantes do Brasil e educadores da Escócia se reuniram em um encontro on-line para discutir os projetos pedagógicos. Na prática, a ideia também busca vincular os aprendizados em educação ambiental com o plano de aula. O próximo encontro Brasil-Escócia deve ocorrer no dia 22 de junho.  

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— Os encontros semanais da Escola do (Im) Possível despertam muito a atenção dos estudantes em razão da ludicidade. Aproveitamos para trabalhar assuntos relacionadas em geografia, história, português nos demais dias da semana — conta a professora do 3º ano do CEM Santa Terezinha, Glaucia Schmitt.

O projeto Escola do (Im) Possível é feito pela Platô Cultural, em colaboração com ITAC (International Teaching Artists Collaborative) e The Necessary Space (Reino Unido). A ação é financiada pelo British Council Internacional Collaboration Grants e tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São José.  

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