Na tarde desta segunda-feira, quem passou pela SC-108, no Distrito Industrial de Joinville, já pôde observar movimento diferente às margens da rodovia estadual, com equipes de operários medindo as laterais e cravando estacas ao longo do trecho.
Continua depois da publicidade
A movimentação é resultado da assinatura, também nesta segunda-feira, da ordem de serviço para a realização do projeto técnico para a duplicação. O secretário de Estado de Infraestrutura, João Carlos Ecker, e a secretária regional, Simone Schramm, assinaram o documento que autoriza a empresa PB&M Consultoria e Meio Ambiente Ltda., vencedora da licitação, a começar os trabalhos.
::: Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
A duplicação será realizada a partir de uma parceria. O governo do Estado é responsável pela contratação do projeto e os empresários, pelo custo de execução da obra por meio do convênio de dedução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).
– A parceria por meio do ICMS é importante. O governo está renunciando a essa receita e a entrada do empresário facilita para que as obras aconteçam. Teremos seis meses para executar o projeto, queremos fazê-lo em três – explicou Ecker.
Continua depois da publicidade
A PB&M terá 150 dias para entregar o projeto final. Será contemplada a análise de pavimento, drenagem, melhoria dos acessos, interseções e travessias urbanas, faixas adicionais e sinalizações vertical e horizontal.
O projeto, em sua primeira parte, vai prever a duplicação do eixo das rodovias Hans Dieter Schmidt e Edgar Nelson Meister, em um trecho de 5,5 quilômetros. O trecho é um dos grandes gargalos de trânsito em Joinville, com tráfego intenso por estar situado no Distrito Industrial e dar acesso às universidades, ao aeroporto e à BR-101.
Na segunda parte da obra, orçada em R$ 45 milhões, está prevista a construção de um elevado no cruzamento com a rua Dona Francisca. O prefeito Udo Döhler comparou a importância da duplicação com a da avenida Santos Dumont.
– Ambas são importantes devido à mobilidade que devem permitir. Nos últimos anos, foram investidos mais de R$ 200 milhões em diversas obras de infraestrutura na cidade, e estamos gratos pelo empenho do governo do Estado – disse Udo.
Continua depois da publicidade