Péssima notícia para quem está sofrendo com os congestionamentos na BR-280. O calendário de 2012 acaba de ganhar novas datas relativas ao processo de duplicação da rodovia. É a décima promessa feita desde 2008 sobre o início das obras.

Continua depois da publicidade

Em novembro, empresários e parlamentares da região ouviram do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que o projeto executivo estaria concluído até o final deste mês e a licitação sairia do papel em abril, nove meses após a revogação por causa de um escândalo envolvendo o DNIT

O novo prazo estimado pelo departamento para a conclusão do projeto executivo é junho. Já o lançamento do edital de licitação, vai ficar apenas para o segundo semestre do ano. Obras?.

O DNIT só estipula prazo para o início dos trabalhos após o lançamento do edital, mas o mais provável é que só comecem em 2013, o que levaria as obras até 2018, no cenário mais realista considerado por engenheiros de transporte

Continua depois da publicidade

A demora se deve ao fato do projeto estar sendo refeito, pois agora ele deixa de ser um projeto básico e passa a ser um executivo, mais elaborado e completo, segundo o DNIT. O Ministério dos Transportes disse que cabe ao DNIT se pronunciar sobre o assunto.

Representantes de órgãos empresariais da região, que acompanharam as audiências em Brasília, ficaram surpresos com a má notícia.

– Isso causa um grande espanto, já que ouvimos o próprio ministro dar sua palavra de que tudo estaria encaminhado até final de abril -, diz o presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Durval Marcatto.

Continua depois da publicidade

– Se não pudermos acreditar em uma figura pública como esta, acreditaremos em quem neste País? -, critica Moacir Thomazi, vice-presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij).

A presidente da Associação Empresarial de São Francisco do Sul, Inge Foerster, aponta o ano de eleições municipais como um empecilho para a evolução do projeto.

Ela revela que as entidades da região estão em contato constante com a equipe responsável pelo projeto em Brasília.

Continua depois da publicidade

– Eles não se intimidam com a pressão.