“Pare, olhe, ouça e sinta: o bullying na escola”, é um projeto realizado pelo Ministério da Cultura, que visita quatro municípios catarinenses. A ação trabalha o tema polêmico por meio de conversas e intervenções literárias para alunos da pré-escola, primeiro e segundo ano.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O projeto começou em junho no Rio Grande do Sul, onde percorreu 13 cidades, com apresentações em mais de 100 escolas. Em Santa Catarina, a caravana passou por Santa Terezinha, Vidal Ramos, Grão Pará e agora segue em Orleans até quarta-feira (6).
A ação foi idealizada pela escritora e professora Márcia Funke Dieter, especialista em Literatura Infantil e Juvenil. O roteiro é inspirado no livro Uni, de autoria de Márcia com ilustrações de Silvana Santos.
A obra tem como protagonistas Sophia, uma menina com cabelo arco-íris, e Uni, um cavalo que possui um chifre na cabeça. De forma lúdica a obra destaca o respeito às diferenças e o quão nocivo pode ser o bullying.
Continua depois da publicidade
Cada instituição visitada recebe uma quantidade de exemplares do livro Uni gratuitamente. Elas também são contempladas com livros em braille para a leitura de pessoas portadoras de deficiência visual. Ao todo foram editados 3.350 mil livros (350 em braille). O material fará parte do acervo das escolas para o uso em sala de aula.
O acesso ao projeto também é possível pela internet, no canal da produtora Lisboa & Rocha no Youtube. O projeto “Pare, olhe, ouça e sinta: o bullying na escola”, é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com a produção de Lisboa & Rocha Consultoria e conta com Vanessa Müller.
Leia mais
Reunião entre Apae e prefeitura de Blumenau põe fim a impasse sobre altas de crianças