Para incentivar as pessoas a evitar o desperdício de alimentos, alunos do Campus da UFSC de Blumenau lançaram um e-book que apresenta diferentes formas de preparar refeições com ingredientes que geralmente são descartados na cozinha.

Continua depois da publicidade

O material faz parte de um projeto da universidade conhecido como “Perdas e Desperdícios Alimentares: soluções domésticas para o uso completo do alimento”, e mostra como aproveitar cascas, folhas, sementes de frutas, verduras e legumes sem precisar jogar fora essas opções.

Clique aqui e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp

Coordenada pela professora Selene de Souza Siqueira Soares, a ação tem como objetivo promover um maior nível de segurança alimentar e reduzir não só o desperdício, como também as despesas em casa.

— O melhor uso dos alimentos se reverte obrigatoriamente em menos consumo e, consequentemente, menos gasto financeiro, o que impacta diretamente no orçamento de famílias de baixa renda

Continua depois da publicidade

A professora explica, ainda, que o projeto também está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, uma maneira que a ONU encontrou para tentar alcançar 17 metas que abordam os principais desafios enfrentados no Brasil e no mundo. O fim da pobreza, proteção do meio ambiente e do clima e a garantia de que todas as pessoas possam desfrutar da paz e prosperidade estão entre os tópicos.

— As perdas e os desperdícios ocorrem em todas as fases da produção até chegar à mesa. Dados revelam que, em todo o mundo, o desperdício chega a 24% de todos os alimentos produzidos para o consumo humano. Neste sentido, o projeto consiste em uma busca ativa de receitas e melhores práticas, visando o uso integral dos alimentos comuns da alimentação brasileira — completa Selene.

Além das receitas, o e-book traz ainda dicas de armazenamento e manipulação dos alimentos, opções que ajudam aumentar o tempo de conservação dos ingredientes. O material completo pode ser acessado pelo site da UFSC.

*Estagiária sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também:

Família que ostentava vida de luxo em Balneário Camboriú é alvo de operação da Polícia Federal

Continua depois da publicidade

Negociação entre restaurantes de Blumenau movimenta mercado gastronômico