Uma nova ponte sobre a Lagoa da Conceição para melhorar a circulação da água e aliviar o trânsito na região do Centrinho faz parte de um projeto que será apresentado, nesta quinta-feira, pela Secretaria de Obras de Florianópolis. Ele está orçado em R$ 55 milhões e ainda prevê a revitalização do Bairro.

Continua depois da publicidade

De acordo com o projeto, feito pela empresa ProSul, a nova ligação será uma ponte estaiada de 184 metros de comprimento. Sai da esquina da Avenida das Rendeiras com a Osni Ortiga e leva até o Centrinho da Lagoa, na altura do Shopping Via Lagoa. Ela teria 23 metros de largura, com duas pistas nos dois sentidos. Ainda estão previstas uma ciclofaixa e passeio.

O trânsito no local também será alterado. A via que passa em frente à praça do Centrinho ficaria em mão única, para quem vem das praias do Leste, seguindo para o Morro da Lagoa.

A proposta ainda prevê a revitalização da orla do Centrinho. O comércio que ali existe continuaria, e em torno dele seriam feitos estacionamentos, passeios, novo terminal, parquinho para crianças e decks para pesca.

Continua depois da publicidade

O secretário de obras, Luiz Américo Medeiros, explica que mais do que desafogar o trânsito na região, a ponte ajudaria com um dos problemas da Lagoa: a proliferação de algas. Um dos motivos é a falta de oxigenação da água. As plantas morrem e causam um cheiro ruim e forte.

Dividida pela Avenida das Rendeiras, a chamada Lagoa Pequena ficou com pouca circulação. A única ligação dela, com o outro lado, que deságua no mar, é a ponte atual, onde um vão de cerca de dois metros de largura permite a circulação das águas. Com a ponte estaiada, essa passagem ficará em 100 metros.

Para tirar o projeto do papel serão necessários R$ 55 milhões. Parte desse dinheiro o secretário já buscou com Ministério do Turismo, que sinalizou a possibilidade de repasse de verbas. Medeiros acredita que o prefeito eleito Cesar Souza Júnior dará continuidade à proposta.

Continua depois da publicidade