Nunca é tarde para aprender. Esse é o lema dos alunos do Projeto Comunitário de inclusão digital do Centro Universitário da Católica SC, campus Jaraguá do Sul. Desde 2011, universitários de diversos cursos ensinam conhecimentos básicos de informática a adultos e idosos. Até agora, 700 pessoas descobriram o novo mundo, onde a fronteira física foi quebrada pelo uso da internet.
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Marlene Roters Guttardi de 74 anos tem mais um motivo para sorrir. Agora, ela entende o universo dos filhos e netos. Ano passado, ela leu o aviso no mural da igreja que frequenta e não pensou duas vezes antes de se inscrever.
– Não entendia o porquê de eles ficarem grudados nos notebooks ou celulares. E eu queria também ter meu Facebook, foi a primeira coisa que pedi durante o curso. Agora, estou no segundo nível e faço amigos na internet – conta Marlene.
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O curso oferece três níveis de aprendizados, dividido em seis encontros com duração de três horas/aula. As turmas têm no máximo 20 alunos, sendo que os monitores atendem dois estudantes. A coordenadora do projeto, Diva Spezia Ranghetti, explica que o atendimento é mais individualizado para poder suprir as dúvidas durante os encontros e incentivar para que eles cheguem ao terceiro nível. Ela relata que os monitores mostram os caminhos e não fazem nada no luigar dos alunos.
– É uma forma de incluir a tecnologia na vida destas pessoas. Abrimos uma porta para um mundo, que antes era desconhecido. Eles se sentem motivados e de volta a realidade dos filhos e netos – enfatiza Diva.
A primeira aula é marcada por aprender a ligar e desligar o computador. Depois, eles vão aprendo usar os programas básicos, como word, e utilizar a internet. E, por fim, criar e enviar e-mails.
O estudante de direito, João Paulo Bernardes da Silva, conta que ao ensinar outra pessoa ele relaxa e aprende a respeitar, a ter paciência e entender mais a os familiares com mais idade.
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– Gostei de ensinar adultos, porque eles querem mesmo aprender. O engraçado que para mexer no Word eles têm dificuldade, mas Facebook e sites de notícias sabem tudo – brinca Silva.
Projeto Comunitário
O Projeto Comunitário surgiu como uma forma de incluir medidas socioeducativas nas matrizes curriculares dos cursos do Centro Universitário da Católica, explica Diva. Os alunos de todos os cursos precisam desenvolver 30 horas destas ações.
– Queremos modificar a realidade das pessoas e dar uma formação humana aos nossos universitários. Além disto, eles trocam conhecimento com colegas de diferentes cursos – explica.
Os alunos passam por uma iniciação de quatro horas para entender o objetivo do projeto. E as outras 26 horas são dedicas à prática. A Católica tem 78 projetos que envolvem 2430 universitários. Deste, 39 são realizados em parcerias com instituições locais.
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– São as pequenas ações que fazem a diferença no final. Começamos com cinco alunos no Projeto de Inclusão digital, mas não desistimos. Hoje, cerca de 700 alunos já passaram pela inclusão digital – explica assistente social, Ana Paula Felegner.