Para ajudar a amenizar a crise econômica que já afeta pequenos negócios em todo Brasil, um grupo de voluntários formado por ex-alunos de universidades públicas Joinville e de Florianópolis desenvolveu um projeto para conectar empreendedores atingidos pelas consequências da pandemia do Covid-19 em seus empreendimentos a mentores que os auxiliarão na gestão de seus empreendimentos.
Continua depois da publicidade
Sem fins lucrativos, o projeto denominado "SOS Encurralados" possibilita que estes mentores (profissionais e estudantes especializados em gestão e negócios) e empreendedores cocriem soluções com o objetivo de adaptar os negócios à nova realidade econômica que está emergindo.
— Quando um empreendedor busca ajuda, ele é conectado ao mentor voluntário. Feito isso, se inicia a jornada de cocriação, nessa jornada existem passos pré-estabelecidos criados a partir dos aprendizados de mentorias anteriores que estão documentados e acessíveis ao mentor. Além disso, o mentor conta com uma rede de apoio de especialistas que fica a disposição para cocriação de soluções mais complexas para a realidade específica dos empreendedores — explica um dos idealizadores da iniciativa, Diego Ramos.
Com alguns mentores já cadastrados, o grupo está com inscrições abertas para mais profissionais que possam doar uma parte de seu tempo para as consultorias, que serão 100% online. Para participar como mentor, é preciso que o profissional tenha conhecimento em gestão e negócios. O cadastro de mentores pode ser feito preenchendo um formulário neste site , acessando aa aba cadastro e clicando no botão “quero ser mentor”.
Já o empreendedor que está buscando mentoria também deve preencher um formulário no mesmo site e clicar no botão "sou empreendedor". São aceitos desde microempreendedores individuais até profissionais ou empreendedores com empregados.
Continua depois da publicidade
A jornada do empreendedor contempla:
1 – Preenchimento formulário (link no site)
2 – Escuta
3 – Cocriação das soluções para sobrevivência do negócio
4 – Cocriação das soluções para novos modelos de negócios
5 – Priorização e Acompanhamento na Implementação do Plano de ação.