Irene Nagashima, 42 anos – mãe de Max, cinco, e Eric, dois – e Taís Viana, 40 anos – mãe de Anna Karuna, cinco – tinham uma necessidade em comum. Aliás, duas. A primeira era dividir a experiência materna. A segunda, ir ao cinema. Foi assim que organizaram, através da internet, o desafio de ir ao cinema com outras 10 mães e seus bebês. Foi assim que, há cinco anos, elas fundaram a ONG CineMaterna, em São Paulo. O projeto, em parceria com o GNC Cinemas, chega nesta quarta-feira a Blumenau.
Continua depois da publicidade
Às 14h, no GNC Cinemas, do Shopping Neumarkt, mães com os seus bebês poderão assistir à comédia Amor é Tudo o Que Você Precisa, sem se preocupar em incomodar o restante da plateia. Para o lançamento do projeto em Blumenau, serão disponibilizados 60 ingressos gratuitos, que poderão ser retirados a partir das 13h30min. Nas demais sessões, o valor é o mesmo cobrado pela bilheteria do cinema.
As sessões especiais que ocorrem mensalmente, nas últimas quartas-feiras do mês, são recomendadas para mães e seus bebês de até 18 meses. O filme que segue a programação do cinema é selecionado através de enquete pelas mães que se cadastram no site do CineMaterna (www.cinematerna.org.br). Irene comenta que não há idade mínima para participar:
– É a partir do momento que a mãe se sinta confortável para sair de casa com o filho. Isso varia de mulher para mulher. É um verdadeiro desafio sair de casa nesse contexto. Normalmente, o CineMaterna é o primeiro programa que elas fazem sozinhas, sem o marido. O recomendado é que sejam bebês até 18 meses, porque o filme é adulto e direcionado para as mães. O bebê não assiste o filme. Se tudo der certo, ele dorme (risos) e os maiores podem caminhar na sala.
Continua depois da publicidade
– O barato é que elas podem assistir a um filme que está em cartaz no cinema – acrescenta Taís.