Nico Nicolaiewsky costumava se encontrar, sempre às segundas-feiras, com os músicos e amigos Cláudio Levitan e Fernando Pezão para conversar sobre vida e arte.

Continua depois da publicidade

Depois da morte de Nico, no dia 7 de fevereiro, foi sua viúva – a atriz Márcia do Canto – que passou a se reunir semanalmente com Levitan e Pezão para organizar o acervo deixado pelo Maestro Pletskaya. Esse projeto foi batizado de U.Nico.

Ate que a Sbórnia nos Separe reproduz com competência universo do espetáculo

Animação sobre Tangos & Tragédias levou quase 10 anos para ficar pronta

Continua depois da publicidade

Entre as preciosidades encontradas, estão fitas de áudio com gravações nunca lançadas do lendário grupo Saracura, além de textos, letras e até uma ópera inédita.

– Nos reunimos para pensar a obra do Nico com um olhar que busque uma unidade. A ideia é preservar seu estilo – diz Márcia.

O trio prepara um livro, ainda sem data de lançamento, com fotografias de Eneida Serrano, que foi convidada para registrar os objetos deixados pelo músico. No próximo dia 30, será inaugurado o Recanto Nico Nicolaiewsky no largo em frente à Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, com o descerramento de uma placa.

Continua depois da publicidade

– Depois, a ideia é fazer lá um espaço ao ar livre que tenha a cara do Nico, onde possa ter um pequeno anfiteatro e uma arquibancada para as pessoas verem o pôr do sol – adianta Márcia.

O trio deseja ainda realizar, junto com Hique Gomez, um espetáculo de tributo em janeiro, quando tradicionalmente haveria a temporada de verão do Tangos & Tragédias.

COMO PARTICIPAR

Se você tem materiais sobre Nico Nicolaiewsky, entre em contato com os organizadores de seu acervo pelo e-mail: nico@niconicolaiewsky.com.br.

Continua depois da publicidade