Balneário Camboriú começou a receber nesta semana as primeiras decorações e iluminações do projeto Brilhos de Natal, que chega à sexta edição na cidade. O transporte do Noel Gigante, um dos atrativos do evento, ocorreu na madrugada desta quinta-feira. Uma equipe da Secretaria de Obras foi mobilizada e seguiu com o bom velhinho em três carretas do local onde fica durante o ano, o depósito no Bairro dos Estados, até a Praça Almirante Tamandaré.
Continua depois da publicidade
::: Comércio de rua de Itajaí e Balneário projeta crescimento menor no Natal
::: Centenas de pessoas acompanham abertura do Natal em Itajaí
A Avenida Atlântica, entre a Tamandaré e o Pontal Norte, recebe agora os últimos ajustes da iluminação, enquanto na praça termina hoje a montagem da Vila do Noel. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e o Centro de Treinamento Comunitário (CTC), com voluntárias do Clube de Mães, também auxiliam nos trabalhos.
A inauguração está prevista para o sábado, às 20h, quando se apresenta na praça a cinquentenária Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG), a primeira orquestra sinfônica do Paraná e a terceira do interior do Brasil, que promete uma noite inesquecível. Na Vila do Noel estarão a Casa do Noel, a grande Bota, cinco pinheiros grandes, dez médios e quatro pequenos, roda gigante iluminada, uma grande árvore de 14 metros de altura, vários gnomos e ainda o mais esperado, o Papai Noel Gigante de 15 metros, que esse ano terá nova feição, mais simpática e feliz. A face de Noel foi remodelada e é uma das surpresas do evento.
Continua depois da publicidade
Restauração
A diretora do CTC, Angelina Schneider, foi a responsável pela restauração das centenas de peças natalinas que deixaram o depósito nesta semana. Sua equipe, de aproximadamente 20 pessoas, desenvolve há algumas semanas a decoração dos pinheiros de Natal, que ganharam muitos laços, fitas, tecidos em diversas cores, mas principalmente nos tons de vermelho, verde dourado e branco. Gnomos, duendes, mamães e papais noéis, e ainda um toque especial de bolas, pinhas e guirlandas completam o cenário.
– Cada árvore ganhou pelo menos 58 laços e 50 bolas, o que proporcionou um incrível efeito visual. Reaproveitamos muitas estruturas, mas estamos refazendo as roupas com novos tecidos, botões, tintas, isopor, e muita criatividade -, pontua Angelina, destacando o reaproveitamento de materiais.
Iluminação e atrações
Serão milhares de pontos de luz nos quase sete quilômetros de beira mar da Praia Central, nos tons branco, azul, vermelho e verde, e ainda em locais como na prefeitura, Pontal Norte, Barra Sul, Praça da Fonte das Sereias, Praça 20 de Julho, na grande árvore da Avenida Martin Luther e em locais que ainda são surpresa.
As apresentações natalinas, sob responsabilidade da Fundação Cultura, serão realizadas de 29 de novembro a 24 de dezembro, véspera do Natal. A programação completa será divulgada nos próximos dias.
Continua depois da publicidade