Sabe aqueles móveis antigos que você não sabe mais o que fazer? O Samae de Pomerode lançou o projeto Bota Fora Sustentável que irá recolher os bens no próximo dia 23 de agosto e após uma triagem, encaminhá-los às famílias da cidade que necessitam da ajuda. A iniciativa foi lançada oficialmente pela prefeitura de Pomerode na manhã desta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
O Bota Fora é uma maneira ecológica de se desfazer de tudo que não tem mais utilidade nas residências. No dia marcado, oito caminhões do Samae irão recolher a partir das 7h móveis, eletrodomésticos, eletrônicos que forem colocados pelos moradores nas calçadas em frente a suas residências.
– Há várias pessoas na cidade que perdem o seu patrimônio em função de diversos motivos. Nesse recolhimento selecionaremos móveis e equipamentos que poderão ser reutilizados. É preciso dar igualdade social a todos. Esse é o sentido do mundo moderno – avaliou o prefeito Rolf Nicolodelli.
De acordo com o presidente do Samae, Márcio Scheidemantel, nos dias da entrega dos itens, marcados para 29 e 30 de agosto, cada morador poderá retirar três móveis e não é necessário que comprove situação de vulnerabilidade social. Nesses casos vale o bom-senso da comunidade na hora da retirada dos itens.
– Muitas pessoas acabam não sabendo o que fazer com roupas, calçados e eletrodomésticos. Por mais que a cidade já recicle, sempre pensamos que podemos fazer mais – disse o presidente do Samae.
Continua depois da publicidade
Hábitos que precisam ser cultivados
A atendente de ótica Catarina Vogel Klemz, 38, já começou a separar o que será recolhido pelos caminhões do Samae. Até agora uma sacola com calçados já foi reservada. Até o dia da coleta, pretende reservar mais itens para doação. Ela acredita que o hábito da doação precisa ser cultivado atualmente.
– Em minha criação, sempre aprendi que o que está sobrando em nossa casa pode estar faltando na casa de outra pessoa. Essa iniciativa em Pomerode vai despertar um senso de doação e compartilhamento na comunidade – disse a mulher que mora na cidade há cerca de 20 anos.
Coleta
Data: 23 de agosto
Local: todo material que deve ser recolhido precisa estar na calçada em frente às residências. Em caso de chuva, a data será remarcada
Transporte: Oito caminhões identificados com adesivos “Bota Fora” farão o recolhimento
Distribuição
Data: 29 e 30 de agosto
Local: Parque Municipal de Eventos. Em caso de sobra, os itens serão encaminhados a entidades assistenciais do município.
Continua depois da publicidade
O que pode ser doado: camas, sofás, celulares, computadores, fogões, geladeiras, armários, secadores de cabelo, baterias, brinquedos, bicicletas, roupas, calçados, etc.
Quem pode ser beneficiado: Toda a comunidade da cidade. Cada pessoa poderá retirar três itens