As apresentações teatrais do projeto “Tá Ligad@?” reuniram 798 estudantes, nas 19 apresentações gratuitas nas escolas públicas de Navegantes, que inspiraram reflexões sobre temas atuais e inerentes ao universo jovem, como a prevenção de Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gravidez não planejada, automedicação, alimentação saudável, atividades físicas, uso responsável da tecnologia, bullying virtual e no ambiente escolar.
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As ações foram realizadas na Escola de Educação Básica Adelaide Konder, Escola Ensino Básico Irene Romão, Escola Ensino Básico Professora Júlia Miranda de Souza, Escola de Educação Básica Professora Daniela Pereira e Escola de Educação Básica Professora Paulina Gaya.
Ao interagir com os espectadores de forma divertida, o projeto “Tá Ligad@?” Buscou surpreender o público, proporcionando uma experiência de aproximação, identificação e conscientização sobre temas complexos que permeiam o cotidiano da juventude, envolvendo estilo de vida, cuidados pessoais, saúde e bem-estar.
Educação de forma lúdica
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Tá Ligad@?” apresenta um grupo formado por dois palhaços e duas palhaças, que usam a música e a criatividade para interagir com a plateia, abordando assuntos importantes de forma lúdica e educativa.
A Portonave
Nesta cidade o projeto é patrocinado pela Portonave, uma empresa localizada na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, que iniciou suas operações em 2007, como o primeiro terminal privado de contêineres do país. A empresa atua no escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e de outros países da América do Sul e no recebimento de cargas de todo o mundo.
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Reconhecida internacionalmente pela qualidade na prestação de serviços e pela alta produtividade, a Companhia emprega diretamente mais de 1,1 mil colaboradores e tem como premissa o compromisso com a excelência e promoção do desenvolvimento sustentável.
— Estarmos engajados em iniciativas no ambiente escolar fortalece ainda mais o nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Serão momentos oportunos para reforçar a importância da conscientização e do cuidado com a saúde, além de incentivar os jovens a serem multiplicadores de conhecimento — destaca a analista de Responsabilidade Social da Portonave, Ellen Garcia.
Lei de Incentivo à Cultura
Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.
A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas intervenções são patrocinadas pela empresa Portonave.
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O projeto “Tá Ligad@?” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Ricardo Martins Fotografia LTDA.