Colocar os pés na grama, caminhar em um local arborizado, sentir o Sol iluminar a pele… Todas essas situações geram a sensação de calma e descanso, não é mesmo? Este bem-estar proporcionado por estar próximo à natureza vai muito além de algo de momento: pesquisas mostram que essa prática pode representar benefícios significativos à saúde física e mental.
Continua depois da publicidade
Um estudo publicado pela revista científica Nature, em 2019, aponta que apenas duas horas por semana de contato com a natureza já representam alívios nos sintomas de depressão, estresse e ansiedade. Entretanto, durante a pandemia da Covid-19, em que o isolamento social passou a fazer parte da rotina e as pessoas foram orientadas a permanecerem em casa, essa possibilidade ficou distante de uma parcela da população, principalmente as que vivem em grandes centros urbanos.
Neste contexto, o ato de repensar os ambientes para que eles sejam receptivos ao natural nunca foi tão necessário. Esta preocupação reflete no aumento da comercialização de plantas: a expectativa para 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), é que o setor cresça até 5%.
Com a possibilidade de conciliar natureza em espaços urbanos, o paisagismo ganha força e, aliado com a arquitetura, contribui para a criação de espaços sustentáveis, estéticos e que aproveitem o solo, a iluminação e o clima de cada local. Um exemplo de como esta técnica pode contribuir para criar ambientes encantadores é um projeto arquitetônico residencial da FG Arquitetos e Associados, cuja proposta é integrar toda a residência através da natureza.
> Arquitetura do bem-estar: Você já ouviu falar nesse conceito de morar?
Continua depois da publicidade
Os arquitetos e urbanistas Marcel Elias Felisberto e Juliano Giuliani Pereira, responsáveis pelo projeto, explicaram que o objetivo foi pensar em uma casa saudável e cheia de energia natural. Devido ao espaço disponível no terreno, foi possível posicionar a piscina na área central da residência. Dessa forma, além de contar com uma proposta mais moderna, a piscina com diversos acessos melhora também a circulação da casa.

Outra característica que chama a atenção é que todos os quartos possuem um jardim particular, espaço ideal para meditar, refletir e dar uma pausa na correria da rotina. Já na área de circulação da casa, é possível observar em todo o percurso o paisagismo que integra tanto a área social quanto a privativa.

Ambiente ideal para receber os amigos
Os arquitetos explicam que o projeto da casa é para uma família que adora receber os amigos e familiares, portanto, a área social foi planejada com este objetivo. Neste ambiente, onde estão compartilhados a sala de estar, cozinha e jantar, a iluminação e a ventilação foram pensadas com o máximo de aproveitamento do que há de natural no espaço.
A área da piscina conta com um pequeno oásis natural. Por meio de jardins verticais instalados nas paredes, o ambiente traz uma sensação tropical. O motivo desta ambientação, segundo os arquitetos, é simples: como a família não tem casa de praia, campo, ou o hábito de viajar, ter uma casa que conta com a natureza em todos os espaços proporciona o descanso necessário para a rotina.
Continua depois da publicidade
— Procuramos sempre trabalhar em nossos projetos com materiais que fazem uma conexão do ser humano com o meio ambiente, dessa forma, o convívio na própria casa se torna duradoura, sem haver a necessidade da mobilidade para parques ou mesmo praia — detalham Marcel e Juliano.

Segundo os arquitetos, as vantagens do paisagismo para os ambientes vão muito além da parte estética, e se relacionam diretamente com qualidade de vida, saúde e harmonia. Com novas tendências de mercado e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, esta técnica tem contribuído para fortalecer a criação de residências mais sustentáveis e agradáveis para morar.
— O paisagismo tem a capacidade de trazer uma conexão direta com a natureza, o que reflete em nosso sistema biológico. Além disso, esta técnica eleva a umidade do ar, cria barreiras diretas contra a insolação, e por fim, tem a capacidade de harmonizar com a natureza e diminuir o impacto visual de uma residência no espaço. — explica o arquiteto.
> Clubes recreativos aliam qualidade de vida, lazer e convívio em comunidade
Com as tecnologias disponíveis no mercado, e, acima de tudo, um projeto bem pensado, há a possibilidade de viver cada vez melhor, em ambientes que realmente propiciem qualidade de vida, conforto, sustentabilidade e eficiência.
Continua depois da publicidade
Acesse o site do FG Arquitetos Associados e se inspire com projetos que aliam conforto e sofisticação.
Confira o especial Viver a Natureza no NSC Total
Leia também
Entenda como a idade pode influenciar os seus investimentos
Saúde mental pós-pandemia: Entenda a importância da atenção e cuidado