Alunos da Escola de Educação Básica Laércio Caldeira de Andrade, em São José, tiveram na quinta-feira a oportunidade de colocar a mão na massa e preparar a própria merenda. Cerca de 41 estudantes participaram da primeira etapa do projeto Saber Alimenta, feito pelo governo do Estado em parceria com a BRF. A receita elaborada foi o sanduíche de cenouras crocantes, e os jovens fizeram desde a escolha e compra dos ingredientes até a produção do lanche.
Continua depois da publicidade
O programa está é realizado em 20 unidades escolares de Santa Catarina, e tem como objetivo promover o uso de alimentos naturais e a alimentação saudável. Além dos alunos, os professores também são capacitados a criarem as receitas e abordar o tema da alimentação saudável nas diversas disciplinas. Na EEB Laércio Caldeira de Andrade, são 100 crianças e adolescentes do 1º ao 5º anos do ensino fundamental que participam.
— Faz bem pra saúde comer salada e agora em casa eu adoro ajudar a minha mãe na cozinha — disse Thiago Rosa Gomes, 7 anos, aluno do 1º ano.
— A maioria dos alunos não tem esse contato com os alimentos em casa e a chance de levar o conteúdo da sala de aula para a prática é uma forma multiplicadora de novos hábitos — disse a professora Andrea Luisa Gouvea.
Continua depois da publicidade