As belezas do Litoral Norte catarinense já são famosas no mundo inteiro, mas será que quem vive por aqui conhece os atrativos da própria região? É tentando responder a esta pergunta que a prefeitura de Porto Belo organiza desta quinta-feira até sábado um projeto pioneiro.

Continua depois da publicidade

O Conheça Porto Belo vai apresentar gratuitamente as atrações do município aos moradores locais – e pela procura, a Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) já considera o evento um sucesso.

A quantidade inicial de vagas precisou ser até ampliado, e a programação foi fechada com 820 inscritos. O número representa 5% de toda a população da cidade.

– A procura nos deixou extremamente surpresos. Percebemos que boa parte dos moradores desconhece as atrações de Porto Belo – comenta o superintendente da Fumtur, Antonio Carlos Lopes, o Cacau.

Os passeios começam às 10h, com saídas das escunas da Associação de Pescadores (no Píer Municipal), dos Piratas do Araçá e do Porto dos Piratas. A programação também conta com visitas a praias, museus, prédios históricos e à zona rural de Porto Belo.

Continua depois da publicidade

As ações têm três objetivos. O primeiro é aproximar a população do turismo, que é a principal atividade econômica do município. Isso se relaciona diretamente à segunda intenção, que é a de formar uma rede de indicadores para os atrativos, fazendo com que os moradores tenham informações suficientes para orientar os visitantes.

Por fim, a ideia é lapidar alguns destinos turísticos que ainda não estão completamente consolidados. É o caso do Morro de Zimbros que, segundo a Fumtur, recebe poucos turistas frente ao potencial que apresenta.

Novas edições

Todos os roteiros são gratuitos, e a prefeitura também disponibilizará transporte para as pessoas que precisarem. Uma equipe da fundação vai monitorar toda a atividade, com apoio de guias contratados pelos próprios pontos turísticos. Cerca de 30 pessoas vão trabalhar no acompanhamento do Conheça Porto Belo – que já tem novas edições garantidas pela administração municipal.

– O interesse nos indicou que vamos precisar repetir o evento. Inclusive as prefeituras de outras cidades já entraram em contato conosco, porque pretendem aplicar em seus municípios – destaca Cacau.

Continua depois da publicidade

O projeto inicia oficialmente nesta quinta, mas também pela repercussão da iniciativa, um passeio à parte foi realizado na tarde de quarta-feira. Um grupo de estudantes do curso de guia de turismo embarcou na escuna Piratas do Araçá.

Para conhecer e divulgar

O Conheça Porto Belo vai reunir pessoas de todos os bairros da cidade, que viram no evento uma boa oportunidade para conhecer melhor o lugar onde moram. Natural de Curitiba, o bancário aposentado Elenir Stier Monteiro, 63 anos, veio para o Litoral Norte há três anos, atraído pelas belezas naturais que sempre desfrutou nas férias.

Agora morador do Bairro Perequê, ele vai aproveitar o feriado para visitar locais ainda pouco explorados na região.

– Porto Belo tem um grande potencial turístico, que precisa ser mais divulgado. Eu sempre conto das belezas daqui para o pessoal de Curitiba, e acho que esse evento é muito importante para o turismo – diz.

Continua depois da publicidade

Alguns moradores também vão usar a experiência de “turista por um dia” na atuação profissional. É o caso de Ariel Lima Godoy, 28 anos, que é funcionária de uma agência de viagens. Ela também se mudou para a cidade, vinda de Caxias do Sul (RS), pelos atrativos da região, e agora trabalha justamente vendendo o que o Litoral tem de melhor.

– Decidi participar para conhecer melhor as praias, até para orientar quem nos visita. As pessoas pedem informação e é bom saber mais sobre a nossa cidade – ressalta.

Programação do projeto

Quinta-feira

10h – saída das escunas da Associação de Pescadores (no Píer Municipal), dos Piratas do Araçá e do Porto dos Piratas, com visita à Ilha de Porto Belo, mirante, trilha e museus

13h30min saída da escuna do Porto dos Piratas

14h – visita ao sítio Flora Bioativas, no Sertão do Valongo

Sexta-feira

Ao longo do dia – stand up paddle

9h30min – City Tour e visita ao Alambique Pedro Alemão, em Santa Luzia, e passeio de Overland (uma espécie de bondinho)

Continua depois da publicidade

14h – visita à Reserva Morro de Zimbros (tempo de caminhada: 1h30min)

Sábado

9h – visita ao Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda, com sorteio de três passeios de ultraleve

9h30min – City Tour e visita ao Alambique Pedro Alemão, em Santa Luzia, e passeio de Overland

14h – visita à Reserva Morro de Zimbros, com passeio de Overland