O prazo para a declaração do Imposto de Renda foi ampliado até o dia 30 de junho por causa do coronavírus. Porém, vale a pena antecipar a prestação de contas com o Leão para receber a restituição antes. Uma universidade da Grande Florianópolis dará apoio a contribuintes de forma online, que poderão ajudar entidades que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social.

Continua depois da publicidade

> Veja quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2020

A Estácio fará o mesmo trabalho que realiza há três anos, só que de uma forma diferente diante da pandemia de Covid-19, já que ainda não houve a liberação para que instituições de ensino voltassem às atividades presenciais. A partir desta terça-feira (28), o atendimento está disponível através do e-mail naf.saojose@estacio.br para encaminhar a documentação.

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Para que o projeto mantenha o caráter solidário, a pessoa deve doar um pacote de 400 gramas ou uma caixa de um litro de leite a uma instituição que cuide de crianças. É preciso tirar uma foto da entrega, ao lado de um responsável da entidade beneficiada, e anexar essa imagem ao e-mail, junto com os documentos necessários para a prestação de contas.

Continua depois da publicidade

Após chegar a mensagem, o grupo entrará em contato com o contribuinte. O professor responsável se reúne virtualmente com os alunos para elaborar a inserção dos dados diretamente no programa da Receita Federal, reunindo virtualmente com os alunos. O contribuinte será informado do processo e receberá o comprovante após o envio da declaração.

– Estaremos juntos com os alunos atendendo virtualmente nas terças, quintas e sextas-feiras, de 16h às 19h, e entre 9h e 12h nas quartas-feiras. Faremos uma live para podermos discutir os assuntos relacionados ao tema. Também disponibilizamos o e-mail para encaminhar perguntas e dúvidas dos contribuintes – explicou o professor e coordenador do projeto, Geraldo Luiz.

O envio da documentação pode ser feito em qualquer horário. As dúvidas serão esclarecidas durante as transmissões. A equipe seguirá atendendo enquanto houver demanda.

Ouça a reportagem:

Receita espera receber 1,4 milhão de declarações até 30 de junho

Outras instituições também se preparam para oferecer o serviço online. O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Grande Florianópolis (Sescon-GF) chegou a abrir lives para tirar dúvidas no início do mês. Porém, com a extensão do prazo de entrega da declaração, a entidade mudou a estratégia e deve retornar com os atendimentos online em junho.

Continua depois da publicidade

A Faculdade Anhanguera, em São José, ainda planeja como será feito o suporte para os contribuintes. "Data é data mas, na minha opinião, vale adiantar e não deixar para a última hora, mesmo com os 60 dias a mais de prazo", opinou o professor de Ciências Contábeis da instituição, Leandro Alair de Liz.

Ouça a entrevista com professor Leandro Alair de Liz no Notícia na Manhã, com Mário Motta:

A Receita Federal espera receber cerca de 1,4 milhão de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em Santa Catarina neste ano. Quem preenche corretamente os dados de forma antecipada tem prioridade para receber a restituição. A regra também vale para contribuintes com mais de 60 anos de idade, portadoras de moléstia grave ou com deficiência física ou mental.

> Baixe o app Meu Imposto de Renda no Google Play

> Baixe o app Meu Imposto de Renda na App Store