Um homem foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos aos animais em Pomerode na manhã desta terça-feira (4). Ele já era investigado pela prática e tem, inclusive, uma determinação judicial o impedindo de ter bichos de estimação. Ainda assim, quando a Polícia Civil foi cumprir um mandado de busca e apreensão na casa dele, encontrou vários cachorros e aves.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Imagens mostram os animais presos em viveiros com o estado de saúde bastante debilitado, segundo veterinários que acompanharam a ação. Ao todo, foram retirados da propriedade oito cachorros e oito aves, entre elas gansos e galinhas. A polícia acredita que o homem coloca os animais para participar de rinhas, o que também é proibido por lei.
No imóvel os agentes encontraram ainda armas, munições, armadilhas de pássaros, anestésicos e materiais de sutura para ferimentos. Além de maus-tratos, o homem vai responder agora por posse irregular de munições e por desobediência, considerando o desrespeito à decisão judicial anterior que o proibia de ter animais de estimação.
A operação foi batizada de Franziskaner, que significa franciscano em alemão. É em homenagem a São Francisco de Assis, santo protetor dos animais. A Polícia Militar de Santa Catarina e o Ministério Público participaram da ação, bem como duas veterinárias e a equipe do sítio Dona Lúcia, em Blumenau, para onde os 16 animais foram levados e vão passar por cuidados até a doação.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Assaltantes são presos com fuzil fake e roupas de La Casa de Papel em Blumenau
VÍDEO: Manipulação de abelhas vira pesadelo para moradores em Presidente Getúlio