Os dias mais quentes podem ser um convite para aproveitar as praias de Florianópolis e levar os cães para passear na areia à beira-mar. Mas a prática, além de demandar cuidados especiais com os pets, pode acarretar em apreensão dos animais.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Na capital catarinense, uma lei complementar proíbe a presença de cães, gatos ou outros animais em praias. Isso inclui até cães-guias, por exemplo. A legislação, no entanto, é alvo de críticas de quem leva os animais de estimação para a praia.

Para a tutora Janaina Menegol, não há mais espaço para a proibição. Ela leva o Golden Retriever Filé, de 6 anos, desde que ele era um filhote. Primeiro, apenas no colo; depois, com as vacinas em dia, ele pôde explorar o chão e a água. 

— Com normas e regras, a convenção ficaria melhor, a gente se sentiria mais seguro e protegido, porque às vezes você vai em uma praia e você não sabe como aquelas pessoas que estão lá vão reagir. Se você tivesse no seu direito de levar seu cachorro à praia, eu acredito numa tranquilidade —, considera. 

Continua depois da publicidade

Ela compartilha cuidados básicos com o pet antes de levá-lo à praia: horários mais frescos e com menos gente nas praias, além de manter a medicação e vacinas em dia. Depois do passeio, o cuidado é deixar o Filé seco e sem areia. 

Veterinários recomendam cuidados 

O médico veterinário Nelso Algarves cita os mesmos cuidados para os tutores que querem levar os animais de estimação à praia. 

— A areia quente pode queimar as almofadinhas das patas (coxins), então, é aconselhável verificar a temperatura da areia antes de deixar o animal correr por aí. O sol também pode ser perigoso, causando insolação e queimaduras na pele. Portanto, protetor solar para cães é uma boa ideia, especialmente para aqueles de pelagem curta ou pele clara. Algumas raças têm predisposição genética a câncer de pele e a exposição ao sol é ainda menos recomendada.

Continua depois da publicidade

Mais de 300 pinguins são encontrados mortos em praias de SC após passagem de ciclone

Além disso, a ingestão de água do mar pode causar problemas digestivos, por isso é importante evitar que eles bebam em excesso.

— Enxaguar o pelo do seu cão após o banho de mar é uma boa prática para remover o sal e a areia —, completa. 

Suzana Just, também médica veterinária, ainda cita a hidratação como fator importante.

— [É necessário] muita hidratação; levar garrafa de água fresca e oferecer várias vezes ao pet durante os passeios. 

Preconceito 

Janaína conta que poucas vezes encontrou pessoas que não gostassem da presença do Filé na praia.

Continua depois da publicidade

— Normalmente é o contrário, as pessoas que vão até o Filé, mas ele está na praia para se divertir, para aproveitar, então ele acaba não dando muita atenção para os humanos ao redor — revela. 

Quando casos assim acontecem, Janaina conta que tenta entender o lado do outro e se afastar.

—  Nunca aconteceu de ter que me retirar, eu dando um distanciamento sempre foi o suficiente. 

FOTOS: Serra de SC amanhece com campos cobertos por geada e temperatura abaixo de 3ºC

— A praia é um espaço da natureza, assim como trilhas, como outros lugares, acho muito errado vetar a presença de uma espécie de animal. O ser humano não é o único ser que gosta de explorar; cães amam explorar, amam aquele ambiente, então o ser humano ser muito individualista e pegar todo aquele ambiente só pra ele, eu acho bem errado. 

O que diz a legislação 

Em Florianópolis, a lei que proíbe a permanência de cães nas praias é de 2001. Ela prevê, inclusive, a captura do animal que estiver nestes espaços. Na cidade do Rio de Janeiro e em Santos, no litoral paulista, leis municipais permitem a permanência dos animais nas praias, desde que usem coleira.

Continua depois da publicidade

Questionada sobre a fiscalização da lei, a Vigilância Sanitária de Florianópolis não respondeu à reportagem. O espaço segue aberto.

Leia também

Entenda como dois cães ganharam na Justiça indenização após serem baleados em SC

Cachorros aparecem ao vivo e passeiam no estúdio da NSC TV; veja vídeo

12 mitos sobre cachorros que você precisa saber