Moro numa pequena grande cidade chamada Ascurra, cercada por imensas e verdes montanhas, que escondem inúmeras cachoeiras e uma cruz feita de pedra que desafia e emociona.
Continua depois da publicidade
Nesta cidade há um povo simpático. É comum ouvir por favor e obrigado. Ninguém tem vergonha de pedir ajuda quando precisa. É uma comunidade que acolhe seus visitantes. Os cidadãos, que sempre produziram extensos arrozais que deixam nossas paisagens com a cor de ouro, hoje ganham um espaço no mundo com produtos tecnológicos. É um povo que batalha, que vai longe atrás de um futuro melhor, mas que nunca se esquece do berço. Aqui, a forte raiz italiana influencia grande parte de nossa cultura, mas se abre às misturas com outras tradições. Um exemplo é o animado e único Stammtisch Italiano.
Nesta pequena grande Ascurra, minha e nossa, há grandiosas construções centenárias, que se destacam na paisagem através da revitalizada Igreja Matriz Santo Ambrósio, ladeada pelo Teatro do Colégio São Paulo, que já acolheu muitas risadas e lágrimas. Nesta cidade, a arquitetura que o homem construiu mistura- se com a arquitetura que a natureza oferece e que os ascurrenses continuam preservando. Vivo em uma excelente lugar, que produz de tudo um pouco, que forma notáveis cidadãos, que constrói, aos poucos, uma história rica. Vivo em uma cidade que quer e vai conseguir ser grande, sem esquecer da sua essência tranquila e acolhedora.
Moacir Polidoro
Prefeito
Continua depois da publicidade
– Uma cidade simpática com povo acolhedor e forte forte única e especial.
SAIBA MAIS
População: 7.485 habitantes
Localização: Vale do Itajaí
Área: 111,67 quilômetros quadrados
Emancipação: 01/04/1963
Características: de imigração italiana, cidade tem a indústria como responsável por 65% do movimento econômico, além da produção de vinhos artesanais
Atrativos: turismo de aventura, ecológico e rural
Particularidades: o Autódromo Max Mohr atrai visitantes